Serviços e Soluções

Cursos e

Treinamentos

Agenda

22
Set

Reunião de Diretoria da Caciopar

01
Out

Congresso Empresarial e Convenção Anual da Faciap

24
Nov

Encerramento de 2018 e Plenária da Caciopar

Alci Lúcio Rotta Júnior

2018/2020
Presidente

Por um estado mais enxuto e eficiente

O ano de 2018 será dos mais especiais e decisivos para todos os brasileiros. É ano de eleição. De buscar, pela força do voto, promover as mudanças que tanto as pessoas que trabalham e empreendem merecem ter. A construção de um novo Brasil, melhor em todos os fundamentos, começa pelo empenho de entender a importância de escolher com zelo e responsabilidade quem estará no poder. A mudança só vira quando pessoas sérias, altruístas e comprometidas com o seu País estiverem nos cargos certos.
É cada vez mais comum que entidades organizadas, a exemplo da Caciopar, busquem o alinhamento de demandas e de ações prioritárias. É uma forma de mostrar as reais necessidades e anseios de uma comunidade, de marcar posição sobre o que deve ser feito pelo menos com parte das enormes somas do dinheiro público e de mostrar a quem disputa cargos eletivos que ele não está sozinho. De que a comunidade estará ao lado dele para materializar grandes e necessários projetos. Todos os candidatos, em campanha, recebem, assinam e concordam com as demandas. Mas, na prática, não é o que tem ocorrido.
Aí entra a força e o peso do voto. De saber quem, verdadeiramente, cumpre com a palavra e age segundo os compromissos que assumiu. A visão estadista é um bom sinal para entender o perfil dos candidatos. Balizado por essa virtude, o candidato agirá movido por interesses que sejam de todo o conjunto social, não da vontade de pequenos grupos. O voto é um instrumento poderoso em um regime democrático e deve ser sabiamente empregado. Para ressaltar essa condição, a Caciopar lançou recentemente uma campanha de orientação que começa agora, mas que não tem data para terminar, já que as eleições no Brasil ocorrem a cada dois anos.
A Campanha Vote Certo não indica nomes e muito menos sugere em quem o eleitor deve votar. Oferece simplesmente alguns elementos que façam com que ele reflita. Que entenda mais profundamente o contexto e pense antes de decidir em quem depositar suas esperanças de um futuro melhor. Cito apenas alguns dos pontos que o trabalho, que começa a ganhar toda a região, enfatiza: necessidade de não votar por amizade, não negociar o voto, não votar em pessoas envolvidas em casos de corrupção etc....).
O presidente de um país como o Brasil, tão agraciado e com tantas riquezas, não pode agir movido por ideologias ultrapassadas nem por projetos que, em vez de gerar oportunidades, busquem escravizar e dividir as pessoas. Como o grande líder que é, deve ser uma pessoa sensível, responsável e corajosa para implementar as ações que, de fato, o país precisa para crescer. Ele deve buscar meios de potencializar tudo o que o Brasil oferece, e não o contrário. O Brasil não é de meia dúzia de pessoas. É de 205 milhões de brasileiros, que são regidos pela mesma Constituição, pelo mesmo hino, pelas mesmas cores e pelo sonho de poder se orgulhar da sua casa.
Precisamos de um presidente (e homens públicos) que, além do exemplo da ética, da honestidade e da moralidade, economize e invista parte do dinheiro do contribuinte em avanços em infraestrutura, na melhoria do capital humano e em educação de qualidade, que forme grandes profissionais e grandes pessoas. Temos que, urgentemente, modernizar o Estado e, com isso, permitir que o Brasil siga, por exemplo, pelos vigorosos passos que transformaram em poucas décadas a realidade de países miseráveis como Coreia do Sul e Cingapura. Mas para isso, cada um precisa, com sabedoria, humildade e altruísmo, fazer a sua parte.

Inscreva-se

Fique por dentro das novidades!

Contato

Entre em contato com a CACIOPAR para obter mais informações sobre a Coordenadoria, convênios e parcerias. Utilize também este canal para registrar solicitações, reclamações e sugestões. Teremos o maior prazer em atender nossas Associações Comerciais, empresários e parceiros.


COORDENADORIA DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E EMPRESARIAIS DO OESTE DO PARANÁ

Rua Pernambuco, 1800 - Anexo à Acic - 1º Andar - Centro
85810-021 - Cascavel - Paraná
(45) 3321-1449
(45) 3321-1416