Dados da Pesquisa Conjuntural do da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR), indicaram crescimento de 10,2% no mês de agosto em relação ao mês anterior. As compras também apresentaram variação positiva de 16,24%. A Folha de Pagamento cresceu 0,1% e nível de emprego manteve-se negativo em 8,07%. A movimentação comercial regional foi a que apresentou o maior crescimento entre todas as regiões pesquisadas.
VENDAS
No comparativo entre os meses de agosto, as vendas deste ano foram bem melhores que no ano passado com crescimento de 6,65% e compras 16,46%. Por outro lado, a folha de pagamento e nível de emprego mantiveram saldo negativo no período comparado. Apesar da significativa recuperação, o saldo anual ainda é negativo em relação a 2015. Os dados da pesquisa realizada nas praças de Pato Branco e Francisco Beltrão mostram retração acumulada 3,7% nas vendas e 2,24% nas compras.
As vendas na região de Londrina tiveram aumento de 6.36%. Já em Curitiba e Ponta Grossa queda de 3%. No Paraná vendas subiram 0.45% e as compras 9,87%.
Na análise da Assessoria Econômica, até o mês de junho o desempenho da economia brasileira ainda refletia as restrições do primeiro semestre, impactados por cenários econômicos, políticos e éticos desfavoráveis. A aprovação do impeachment pelo Senado e a melhoria nas expectativas por grande parte da população e dos agentes econômicos são apontados como fatores de inversão. Além disso, a menor inflação em 2016 e o desempenho positivo da balança comercial no Brasil e no Paraná, também influenciaram positivamente.
De forma geral a análise é de que começam a surgir condições para um embasamento consistente de melhoria de expectativas, que vem associada a um ambiente psicológico positivo da sociedade.
Fonte: Portal RBJ