Faciap elege nova diretoria para biênio 2021-2022
segunda, 14 de dezembro de 2020
Guarapuava tem quatro representantes participando do novo Conselho de Administração e da vice-presidência de Coordenadorias
A partir de 2021, a presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) terá novo comando. O empresário londrinense Fernando Moraes assume o cargo para o biênio 2021-2022. Ele foi eleito por aclamação na última sexta-feira (11), durante assembleia extraordinária feita por videoconferência.
A chapa liderada por Fernando contempla também o Conselho de Administração e o Conselho Superior, que serão empossados em 4 de janeiro. Nestes grupos, quatro representantes da Regional de Guarapuava participam: Cledemar A. Mazzochin, como segundo vice-presidente; Marco Aurélio Borges, como secretário; Elaine Scartezine Meirelles, como presidente da ACIG; e Maria Inês Cordeiro da Silva Guine, como vice-presidente para a Região da CACICOPAR.
“Essa participação da Acig e da Cacicopar com representantes junto à Faciap é enriquecedora e muito significativa para a nossa região. Com essa representatividade, ampliamos nossa força e alcance para decisões da classe empresarial, e também fortalecemos o nome da nossa regional. Será, com certeza, um instrumento importante para aproximarmos a Federação ainda mais da nossa realidade no Estado”, avaliou a presidente da Cacicopar e diretora de eventos da Acig, Maria Inês Cordeiro Guiné.
Para Marco Tadeu Barbosa, que deixará o cargo, o término de sua gestão chega com o sentimento de reconhecimento do patrimônio humano da Federação. “Neste meu período à frente da Faciap, aprendi muito sobre nosso sistema, conheci um Paraná diferente e levo no meu coração o sistema associativista, que é fantástico. Nosso maior patrimônio é o humano e eu saio da presidência da Faciap com o sentimento de ter contribuído com nosso sistema e com as pessoas. De forma especial à região, os representantes de Guarapuava foram fundamentais para nossa gestão atuando com a Associação e com a Coordenadoria (Cacicopar) para que nesses quatro anos tivéssemos uma Federação ainda mais forte”, ponderou Marco Tadeu.
O novo presidente
Assumindo o novo desafio para 2021, Fernando Moraes, trará para a gestão sua experiência como empresário, como conselheiro do Sebrae/PR e como presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL),
Para a nova gestão, defende a continuidade do trabalho feito por Marco Tadeu. “Seguiremos alinhando estratégias para fortalecer cada vez mais as coordenadorias e as associações comerciais de todo o estado, em especial, das pequenas cidades. Precisamos que todas as associações estejam no mesmo contexto, oferecendo produtos competitivos para o mercado. Assim, será possível colaborarmos para o desenvolvimento do Paraná como um todo. A Faciap é hoje a federação mais capitalizada do estado, com 294 associações. E queremos deixá-la ainda mais atuante e em evidência. Com a união de todos, temos condições de fazermos mais pelo Paraná e pelos empresários”, adiantou Fernando.
Para 2021, o novo presidente trabalhará pensando no contexto pós-pandemia. A eficiência desse enfrentamento, segundo Fernando, estará ligada diretamente a aproximação entre as lideranças da sociedade. “A união entre os setores e o governo será fundamental, uma vez que, por enquanto, ainda temos uma recuperação mais lenta da economia. Precisamos retomar os debates sobre as reformas que foram atrasadas durante a pandemia, como a reforma tributária e a reforma administrativa. Estaremos sempre abertos ao diálogo e a postos para ajudar a fomentar o desenvolvimento do Paraná como um todo”, finalizou.
Galeria de Fotos