Alta na produção industrial faz Paraná superar países desenvolvidos

terça, 21 de setembro de 2021

Impulsionada pela produção de itens de madeira, máquinas e equipamentos, indústria de transformação ultrapassou países como Bélgica e Espanha

A produção industrial paranaense teve um crescimento de 17,9% no primeiro semestre de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é ainda mais relevante se relacionado com a evolução do setor em outros países. 

No mesmo período, a indústria de transformação do Paraná superou nações desenvolvidas como Bélgica (16,1%), Espanha (14,8%), Suécia (12,6%), França (11,8%), Portugal (10,8%), Coreia do Sul (8,7%), Japão (8,2%), Alemanha (7,9%) e Estados Unidos (7,3%), segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O bom resultado, de acordo com o IBGE, foi impulsionado por setores como produtos de madeira (53,3%), máquinas e equipamentos (83,5%), veículos (53,1%), entre outros. No comparativo com os números do Brasil, o índice também é superior, já que no mesmo período, o país conquistou um crescimento de 14,5%. Confira a matéria completa no site da Agência de Notícias do Governo e o estudo aqui.

Fonte: Governo do Estado.

Galeria de Fotos