Batalhas dos sonhos que se realizam: conheça a história de vida das finalistas do 2º Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora

sexta, 15 de setembro de 2023

Demonstrando muita garra e coragem, as mulheres finalistas do 2º Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora contaram um pouco da história de vida delas e também da luta nos negócios. 

Demonstrando muita garra e coragem, as mulheres finalistas do 2º Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora contaram um pouco da história de vida delas e também da luta nos negócios. 

São histórias de amor e muita fé. Acima de tudo, relatos que reforçam a capacidade feminina em auxiliar no empreendedorismo regional de maneira exemplar, geralmente encarando jornadas duplas ou triplas e não desistindo jamais daquilo que sempre sonharam, que é uma melhor qualidade de vida para todos da família. 

Abaixo, conheça um pouco mais das finalistas do 2º Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora. A cerimônia de premiação está programada para acontecer durante o Congresso Empresarial da Cacinor, no dia 22 de setembro, na cidade de Cianorte.

Silvana Souza, de Cianorte
A finalista do Prêmio Cacinor Mulher Silvana Souza, de Cianorte, revela que, mesmo casada e com filhos pequenos à época, sempre atuou no ramo de auto elétrica e mecânica. Com o passar do tempo, alguns desafios fizeram com que ela assumisse ainda mais o protagonismo nos negócios: desde sociedade desfeita na empresa, até uma separação do casamento, nada disso abalou a Silvana, que é mãe do Rodrigo e do Jean e que, diante de tantos desafios, encontrou no empreendedorismo as forças suficientes para conseguir realizar sonhos de toda a família. 

Ela investiu na empresa e também em novos conhecimentos no ramo da injeção eletrônica e acessórios de veículos, arregaçou as mangas para estudar ainda mais e com uma certeza: “só aceitaria o sucesso”. 

No decorrer dos anos, finalmente entendeu que, embora haja um custo maior para isso, é também essencial ter um time de pessoas preparadas para o negócio. Aos poucos, o negócio passou a se desenvolver, e hoje Silvana é a empresária que está à frente da oficina credenciada Bosch Car Service, um novo conceito em oficina mecânica em Cianorte e em toda a região. 

“Dediquei-me muito para adequar a empresa às normas ambientais, e trabalhar de forma coerente com nossa filosofia, preservando o meio ambiente, fato pouco comum em empresas deste segmento. Olhando minha história, vejo que meus valores foram fundamentais: determinação e amor no que se faz! Aprendi que ficar parada não faz as coisas acontecerem, que parcerias são fundamentais, que é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados, ter autoconfiança é essencial para vencer desafios e superar obstáculos. Caneta, papel, calculadora e planejar sempre abrem novos horizontes”, conta, com orgulho, Silvana.

Mafalda Bilk, de Ivaiporã
No relato que a finalista Mafalda Bilk, de Ivaiporã, enviou para o Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora, ela revela que os desafios iniciaram desde muito jovem, quando ajudava a família na roça e depois vendia produtos no comércio para garantir o sustento familiar. As experiências foram variadas, desde alguns anos em um convento, até o trabalho no comércio de carnes do pai dela na cidade. Mas a roça sempre foi a origem e a atividade principal.

Mafalda se casou e infelizmente ficou viúva, vindo a atuar nas áreas da costura e produção de pães caseiros. Entre um serviço e outro, nasceu na empreendedora de Ivaiporã o sonho de ter o próprio negócio. Que deu certo!  Ela já teve frutaria, lanchonete e foi se encontrar mesmo quando conseguiu abrir o seu próprio restaurante.

“É com o Restaurante e Marmitaria Bilk que sinto que meu trabalho tem sido recompensado. Com 32 anos de dedicação, sabor e honestidade, construímos uma relação de confiança e fidelidade com nossos clientes e parceiros”, revela Mafalda, orgulhosa da trajetória que enfrentou desde muito jovem em Ivaiporã e feliz por hoje conseguir gerar 28 empregos no seu negócio e ainda ter prédio próprio.

Ela aconselha sempre buscar capacitações em cursos, como o do Sebrae e Senac, para aperfeiçoar os negócios. E se o trabalho desde muito cedo impediu os estudos naquele momento, Mafalda não se deu por satisfeita: além dos mais de 40 cursos de capacitação que se formou, ela concluiu o ensino médico no sistema de educação para jovens e adultos, e inclusive foi atrás de fazer uma faculdade! Hoje ela também é formada em Gastronomia, unindo muito bem teoria e prática em seus negócios. 

Adriana Maria, de Sarandi
“Empreender é mais que trabalhar, é amar e batalhar”, diz Adriana Maria, finalista do Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora que mora em Sarandi. Filha caçula de um pedreiro e de uma diarista, ela sempre sonhou em ter o seu próprio negócio. Formou-se em Administração de Empresas com bolsa de estudos e, após nove anos como empregada, acreditou no potencial próprio dela e iniciou um negócio de semijoias em consignação.

Mas ela queria mais! Mesmo com dificuldades financeiras e desacreditada por pessoas da mesma área, iniciou a própria marca em 2016. “No ramo das semijoias há muitos homens, inclusive maioria dos representantes que tinha eram homens, mas ser mulher nesta jornada foi uma grande vantagem para o meu negócio, eu realizava visitas em salões de beleza, consultórios, clínicas, empresas, domicílios, usando e demonstrando os acessórios que estava vendendo, sendo referência e transmitindo confiança e beleza ao usar as semijoias, conseguindo assim inspirar outras mulheres a adquirir o produto, e essa era minha inspiração para ultrapassar a cada dificuldade que surgia”, relembra.

O tempo passou, e os negócios prosperaram. Adriana realizou o sonho do casamento na igreja e conquistou, ao lado da sua família, a casa própria. O seu negócio com joias enfrentou desafios severos na pandemia, mas ele contou com recursos do programa da Cacinor em parceria com a Fomento Paraná para se levantar e reestruturar. Também foram momentos decisivos para buscar novos conhecimentos para reciclar possibilidades no empreendimento. Veio a tão esperada maternidade e também o momento certo para abrir uma loja física, sempre encarando as batalhas e tendo coragem para se desenvolver sempre. 

Atualmente, a empresa da Adriana conta com uma funcionária registrada e uma equipe de 17 revendedoras consignadas. “O objetivo da minha empresa é elevar a autoestima, a elegância e o empoderamento feminino através de semijoias e acessórios de qualidade para todas as ocasiões. Oferecer oportunidade de renda extra sem investimento a mulheres que precisam e gostam de trabalhar com mulheres. Através da minha experiência posso incentivar mulheres a não desistir dos sonhos e objetivos, pois temos capacidade de criar bons resultados e crescer profissionalmente”, comenta a empresária de Sarandi, que tem ainda mais um sonho a realizar: poder ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade através de instituições na cidade ou na região. Ela vai conseguir!

Fonte: Assessoria da Cacinor

Galeria de Fotos