Cacinor apresenta ao Sebrae PR o Plano de Governança Regional
terça, 05 de abril de 2022
O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), Rafael Canali, entregou em mãos ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, o projeto “Noroeste em Desenvolvimento”, que consiste em um plano de governança colaborativa regional.
A entrega se deu no dia 18 de março, quando o presidente da Cacinor esteve em Curitiba cumprindo agenda ao lado de Lourival Macedo, presidente do Conselho Superior da Cacinor e Vice-Presidente da FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.
Canali informou que o plano de governança regional foi elogiado no Sebrae, tratando-se de uma alternativa ampla e que pretender sacramentar medidas desenvolvimentistas em curto, médio e longo prazo, para uma região que contempla dezenas de municípios.
A região da Cacinor é composta por 56 municípios, possui cerca de 162 mil empresas ativas, 31 associações comerciais e cerca de 1 milhão de habitantes, o que evidencia a importância de se pensar em governança regional.
“Temos o anseio de organizar a sociedade civil em prol da estruturação de uma governança colaborativa territorial com foco na promoção do desenvolvimento econômico e social. Por esse motivo, é de suma importância fomentar a cooperação entre os principais atores sociais, públicos e privados, incluindo o Sebrae, grande agente de transformação por meio do apoio que presta às micro e pequenas empresas brasileiras”, afirmou o presidente da Cacinor.
Governança regional
Cidades e regiões onde a sociedade civil se mobilizou e se organizou, contando com lideranças empresarias, sociais, acadêmicas e tantas entidades que compõem o capital intelectual, ganharam resiliência para o enfrentamento de crises. É justamente isso o que busca a Cacinor ao lançar um plano de governança regional.
Como modelos, a coordenadoria enxerga como case alguns casos semelhantes já colocados em prática nas regiões Oeste e Sudeste do Paraná. Além disso, vê na organização de alguns projetos paralelos realizados em Maringá, como o Codem, também como braço forte para que o plano de governança seja efetivado.
De acordo com a Cacinor, desenhou-se no plano de governança regional pelo menos seis etapas principais, sendo elas: estudo vocacional; sensibilização da região; mobilização; institucionalização; construção de agenda de ações estratégicas; e finalmente a operacionalização.
“Nosso ponto de partida é ter um plano de desenvolvimento territorial, com tarefas compartilhadas, com o envolvimento de várias instituições públicas e privadas e que proporcione não só maiores e melhores oportunidades, como também mais clareza para a definição na priorização de ações estratégicas”, finalizou Canali.
Galeria de Fotos