Cacinor apresenta demandas regionais para o deputado Evandro Araújo
quarta, 21 de julho de 2021
Cacinor apresenta demandas regionais para o deputado Evandro Araújo
O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), Rafael Canali, teve a oportunidade de entregar a Carta de Intenções da entidade diretamente em mãos ao deputado estadual Evandro Araújo. O encontro ocorreu na terça-feira, 20, em Maringá.
O documento é o mesmo também encaminhado ao Governo do Paraná e que pautou algumas reuniões com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva, levando dezenas de pontos que visam apresentar as demandas levantadas por meio de debates com empresários e profissionais ligados às associações comerciais de cada um dos 32 municípios e os cerca de 10 mil empresários envolvidos nas regiões Norte e Noroeste.
“A nossa articulação na esfera estadual demarca a força regional existente nas associações comerciais e empresariais assistidas pela Cacinor. E a oportunidade de apresentar as nossas demandas para o deputado Evandro Araújo é de extrema importância, pois é um dos nossos representantes no Poder Legislativo estadual”, diz Canali.
A oportunidade serviu também para entregar a ele um ofício da Cacinor que questiona a constitucionalidade dos eventos inseridos na modalidade “feiras itinerantes” e que prejudicam os comerciantes locais dos ramos de armarinhos, artefatos de casa e cozinha, dentre outros, considerando prática reprovável pela livre iniciativa e a concorrência saudável na esfera econômica.
A questão do pedágio
Foi tema da conversa entre o presidente da Cacinor e o deputado Evandro Araújo a nova concessão do pedágio do Paraná. E o parlamentar pediu para que a coordenadoria informasse um ponto importante para todos as associações comerciais: na proposta do novo modelo para o pedágio paranaense não está incluído o chamado Desconto de Usuário Frequente (DUF), algo preocupante na visão do deputado.
Na avaliação dele, é necessário que esse tema seja colocado em discussão nos municípios da região, já que há muitas pessoas que precisam passar por um pedágio diariamente, e isso mais de uma vez. Um exemplo citado é a praça de pedágio de Mandaguari: no local, centenas de trabalhadores precisam pagar diariamente o valor do pedágio para trabalharem em cidades vizinhas, como em Marialva ou Maringá.
“O Desconto de Usuário Frequente é um dos temas que pretendemos debater entre as associações e também com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap)”, confirma Canali.
Galeria de Fotos