Em Missão Acim 2022 – Japão e Singapura, representante da Cacinor destaca poder do setor tecnológico
segunda, 07 de novembro de 2022
A Cacinor participou da Missão Acim 2022 no Japão e em Singapura, sendo representada por Lourival Macedo, presidente do Conselho Superior.
A Cacinor – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) participou da Missão Acim 2022 no Japão e em Singapura, sendo representada por Lourival Macedo, presidente do Conselho Superior.
Durante a Missão Empresarial, Lourival Macedo destacou a visita a Hamamatsu, importante polo de inovação do Japão (espécie de Vale do Silício japonês) que concentra inúmeras indústrias, hoje multinacionais e, bem como, a maior concentração de brasileiros no País.
“Fomos conduzidos ao Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu, onde explanaram sobre as atividades consulares, trabalho bastante interessante e que resultou no Manual do Empreendedor Brasileiro no Japão, direcionado aos brasileiros que iniciam o empreendedorismo no Japão. Apresentaram também um desafio que estão enfrentando com a aposentadoria dos mais antigos dekasseguis que se radicaram no Japão e não têm interesse em retornar ao Brasil”, revelou Macedo.
Para o presidente do Conselho Superior da Cacinor, participar da Missão Acim 2022 no Japão e em Singapura foi mais uma oportunidade de adquirir conhecimentos a serem implementados em prol do desenvolvimento regional. “Podemos levar como exemplo a capacidade que o setor de tecnologia tem de desenvolver a região, com ideias inovadoras e geração de emprego e negócios”, disse.
Comitiva
Ele foi um dos integrantes da comitiva de mais de 20 empresários e lideranças maringaenses que estiverem presentes na missão empresarial e que possibilitou novos conhecimentos, troca de experiências e networking com o setor empresarial oriental.
A agenda de visitas começou no dia 17 de outubro pelo Japão e inclui centros de inovação, bancos cooperativos, Associação Comercial de Kakogawa, cidade-irmã de Maringá, entre outros compromissos. A missão empresarial terminou em Singapura, com retorno da comitiva em Maringá no dia 27 de outubro.
Dentre as visitas, os empresários conheceram startups que desenvolvem tecnologias para atender os objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio e são apoiadas pela ONU, além de uma usina de incineração de lixo em Takasago, que transforma todo o material em energia.
Galeria de Fotos