Governo apresenta ferramenta com perfil dos 399 municípios paranaenses
terça, 28 de setembro de 2021
O Presidente da CACINOR Rafael Canali esteve presente na 7ª Reunião da Faciap que foi realizado no Gabinete de Gestão e Informações, do Palácio Iguaçu
O Presidente da CACINOR - Coordenadoria das associações comerciais e empresariais do Norte e Noroeste do Paraná - Rafael Canali esteve presente na 7ª reunião da Faciap juntamente com as demais Coordenadorias da Federação no Estado, no Gabinete de Gestão e Informações, do Palácio Iguaçu, com a presença do vice-governador Darci Piana e do secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. Durante o encontro, que ocorreu nesta quinta-feira, 23, o secretário apresentou o BI (business intelligence) com indicadores dos 399 municípios paranaenses. A programa foi desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com a Faciap, que deu um suporte técnico para organizar os dados na plataforma.
A ferramenta do programa Paraná Produtivo combina análise empresarial, prospecção, visualização, ferramentas e infraestrutura de dados, além de práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões assertivas. Somado aisso, ainda traz um raio-X dos municípios, com informações do Produto Interno Bruto, emprego, população, produção, potencial econômico, etc.
Importância dessa ferramenta
Conforme explica o presidente da Faciap, Fernando Moraes, esta ferramenta apresentada é de extrema importância para os empresários, porque “se você quer fazer um planejamento para o futuro, você precisa de dados robustos, informações sobre o lugar, dados demográficos, econômicos e sociais”. E esses dados costumavam estar dispersos em bases distintas. Agora, todas as informações estão reunidas nessa plataforma para facilitar a vida do investidor. Segundo Fernando, o Paraná Produtivo preenche uma lacuna de dados, especialmente nas pequenas cidades. “Temos municípios menos desenvolvidos, mas com enorme potencial, em todas as regiões. É importante trabalhar o Paraná como um todo”, explicou.
“Estamos propondo a união dos setores e das entidades para se aproximarem do governo e estimularmos o desenvolvimento de todas as regiões do Estado”, afirmou o vice-governador Darci Piana.
Paraná Produtivo
A partir da criação do Paraná Produtivo, será construído um plano regional de desenvolvimento. O programa também tem diversas oficinas. O diagnóstico das realidades e dos desafios vai definir as ações e oportunidades de cada local. A última etapa será a criação de conselhos de desenvolvimento que possam direcionar os investimentos.
“Queremos saber quais municípios precisam, por exemplo, de estradas rurais, que têm potencial turístico e precisam de estrutura para o turismo ou até lugares que podem ter maior diversidade na agricultura. Queremos estimular o cooperativismo para aumentar a geração de renda”, afirmou Jorge. "É um projeto para tornar o Paraná mais forte", acrescenta.
Serviço:
A ferramenta está disponível no site do programa Paraná Produtivo
Galeria de Fotos