Secretário de Planejamento do PR lança projeto em evento da Cacinor, em Maringá
segunda, 27 de setembro de 2021
Secretário de Planejamento do PR lança projeto em evento da Cacinor, em Maringá
O secretário de Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, estará em Maringá nesta quarta-feira, 29, para lançar a etapa de regionalização da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) no Business Intelligence do programa Paraná Produtivo. O evento começará a partir das 17 horas, na sede da Acim, com a presença de representantes das associações comerciais da região, além de empresários e autoridades políticas.
O secretário apresentará o BI (Business Intelligence), do programa Paraná Produtivo, com indicadores dos municípios paranaenses contemplados nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com a Faciap, a ferramenta combina análise empresarial, prospecção, visualização, ferramentas e infraestrutura de dados, além de práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões assertivas.
“Será uma ferramenta que servirá como uma espécie de raio-X dos municípios, e possibilitará à livre iniciativa e também ao poder público acesso a informações do PIB, emprego, número de habitantes e potencial econômico”, diz Rafael Canali, presidente da Cacinor.
O presidente da Faciap, Fernando Moraes, que também confirmou presença no evento da Cacinor, explica que a ferramenta auxiliará principalmente para quem tem planejado novos negócios em médio e longo prazo. “Se você quer fazer um planejamento para o futuro, você precisa de dados robustos, informações sobre o lugar, dados demográficos, econômicos e sociais. E esses dados costumam estar dispersos em bases distintas. Agora, todas as informações estarão reunidas nesta plataforma para facilitar a vida do investidor”.
Paraná Produtivo
A partir da criação do Paraná Produtivo, será construído um plano regional de desenvolvimento. O programa também tem diversas oficinas. O diagnóstico das realidades e dos desafios vai definir as ações e oportunidades de cada local. A última etapa será a criação de conselhos de desenvolvimento que possam direcionar os investimentos.
Galeria de Fotos