(45) 3321-1449

Caciopar debate caminhos práticos para elevar produtividade industrial

quarta, 13 de agosto de 2025

CACIOPAR

O incremento do setor industrial é uma das prioridades da atual gestão da Caciopar, que, sob a liderança do diretor da Indústria, Marcos Frazão, promoveu na manhã desta quarta-feira, 13, reunião online reunindo mais de 30 participantes entre secretários ligados à indústria, diretores de indústria das associações comerciais da região e outros profissionais do segmento.
Durante o encontro, realizado via Zoom, o destaque ficou por conta da palestra Aprimoramento da produtividade na prática, conduzida pelo Doutor em Engenharia de Produção Elpídio Moreira Costa. Especialista em estratégias empresariais, gestão e modernização industrial, Elpídio apresentou um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas capazes de gerar resultados concretos, sustentáveis e mensuráveis para as empresas da área industrial.
Segundo Elpídio, produtividade não é apenas “fazer mais com menos”, mas fazer melhor, de forma inteligente e sustentável. Ele apontou que empresas que aplicaram programas estruturados de produtividade tiveram até 20% de aumento no lucro líquido em 2024, conforme dados da Harvard Business Review e da CNI.
Entre os pilares práticos para ganhos consistentes, Elpídio destacou: medir o que realmente importa (como OEE e índice de retrabalho), eliminar desperdícios por meio de metodologias como Lean e 5S, reduzir tempos mortos e setups, investir em treinamento prático e contínuo, além de adotar tecnologias de forma progressiva, partindo de soluções digitais simples até a automação avançada.

Expansão
O cenário industrial do Oeste vive um momento de crescimento e atração de novos investimentos, mas também enfrenta desafios como aumento de custos, escassez de mão de obra e maior competição. Para enfrentar essas barreiras, Elpídio defendeu o fortalecimento de parcerias entre empresas, entidades como Sebrae e Senai, e federações, bem como a implementação de rotinas de desenvolvimento contínuo, como o Kaizen guiado e treinamentos no local de trabalho.
A apresentação também incluiu um diagnóstico simples para gestores, baseado em perguntas como Onde você perde mais tempo? e Onde sua equipe mais espera?. Para o palestrante, criar um caso de sucesso dentro da própria empresa é uma das formas mais eficazes de engajar equipes e consolidar mudanças. A reunião ainda contou com o depoimento de Rita Garcia Paz, diretora de Indústria, Infra e Logística da Acisti. Ela informou que está em fase de implentação do Programa Jornada Produtiva da Fiep e que já percebeu muitas melhorias. Indicou o Programa para as demais indústrias. 
Marcos Frazão, por sua vez, falou sobre o cenário econômico recente e suas implicações para a indústria regional. O diretor da Indústria da Caciopar reforçou que o objetivo da Caciopar é ampliar a competitividade e o protagonismo do Oeste no PIB industrial paranaense, que hoje representa 18% do total do Estado, equivalente a R$ 23,2 bilhões, segundo dados da Fiep e do Ipardes.

Reni Fernande Felipe, presidente da Caciopar também participou da reunião e parabenizou o diretor Frazão pela atuação no setor.

 

Crédito: Assessoria

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos