(45) 3321-1449

Caciopar/POD/ConectaDEL

quarta, 24 de maio de 2017

Seminários abrem cursos do ConectaDEL

Território


Líderes dos mais diversos setores organizados da região participam nesta semana de seminários que iniciam as atividades de dois treinamentos do ConectaDEL, braço para especializações do POD, o Programa Oeste em Desenvolvimento. A abertura dos trabalhos ocorre nesta semana, além de Foz do Iguaçu, nas cidades-polo de quatro microrregionais, Medianeira e Cascavel. Nesta quinta-feira será em Assis Chateaubriand e na sexta em Marechal Cândido Rondon. Em média, cada grupo conta com a participação de 40 pessoas, que têm a chance de conhecer mais sobre conceitos de território e de como elaborar projetos e identificar caminhos para buscar recursos para ações práticas coletivas de desenvolvimento.
Constituído em 2013, o Programa Oeste em Desenvolvimento reúne algumas das principais forças organizadas da região com a missão de integrar, refletir e definir ações que possam conduzir essa fração do território paranaense a um novo momento do seu processo de crescimento e de expansão dos seus indicadores. Em Cascavel, o seminário de abertura ocorreu na Acic e em nome do presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, falou a Diretora Jurídica da Caciopar, Neide Simões Pipa André. Ela destacou a decisão de fazer como determinante e a unidade como aspectos de um projeto que poderá trazer grandes contribuições ao Oeste do Estado. Os seminários de abertura contam com exposições de conferencistas convidados e especialistas em território, entre eles estrangeiros.
São duas linhas de cursos do Conectaldel para 2017 e que vão de maio até o fim do ano. São para formadores e para promotores do desenvolvimento territorial. Para os formadores, a meta é gerar conhecimento e capacitações para facilitar a intervenção dos participantes na promoção do desenvolvimento municipal. Já para o de promotores, o foco é desenvolver projetos na temática desenvolvimento territorial para o cofinanciamento.
“Neste ano, vamos focar no aprendizado teórico e em pontos que ofereçam elementos mais amplos sobre o que é a região e seus potenciais, e como isso pode trazer resultados ainda melhores. E então a partir do ano que vem iniciaremos a formulação de projetos”, diz o diretor do POD e diretor de Ciência e Tecnologia da Caciopar, Jaime Nascimento.

Boas práticas
Os inscritos de cidades vizinhas ao polo Cascavel, das microrregiões da Caciopar, participaram de seminário sobre Observatório territorial e boas práticas. A apresentação dos conteúdos foi feita por Catarina Selada, Pedro Fontinha e João Caetano, que integram o Centro de Engenharia e Desenvolvimento no âmbito da atividade do City Lab, de Portugal. Eles falarão sobre monitoramento e avaliação, métricas e indicadores, avaliar e disseminar boas práticas de governança e inovação e sobre cooperação e competição regional.







Fonte: Crédito: Assessoria

Galeria de Fotos