Líderes ampliam estratégias à instalação de novo batalhão no Oeste
sexta, 08 de agosto de 2025
Caciopar
Assunto foi aprofundado em encontro nesta sexta, na Acime, em Medianeira
Prefeitos, empresários e representantes de entidades da região Oeste unem forças e ampliam estratégias para fortalecer pedido de instalação de um novo batalhão da Polícia Militar em Medianeira. A medida busca descentralizar o atendimento atualmente concentrado no 14º Batalhão, sediado em Foz do Iguaçu, e permitir a criação de um Batalhão de Fronteira, com infraestrutura e efetivo condizentes com os desafios impostos pela geolocalização estratégica da região.
A mobilização ganha fôlego com a Moção de Segurança Pública – Requerimento 001/2025, encaminhada pela Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), que representa 45 associações comerciais filiadas, que somam mais de 20 mil empresas.
A moção reforça a necessidade de atenção diferenciada à área de fronteira, onde crimes como tráfico de armas e drogas, contrabando e furtos de veículos ocorrem em larga escala.
A proposta foi aprofundada nesta sexta-feira, na Acime, em Medianeira, em reunião conduzida pelo presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe, com a participação do presidente do Conselho Superior, Lucas Ghellere, e do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Alci Rotta Júnior. O próximo passo é levar o pleito diretamente ao governador Ratinho Júnior e ao secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
A criação do novo batalhão em Medianeira é considerada estratégica para melhorar a atuação policial em sete municípios atualmente atendidos pelo 14º BPM, que opera com efetivo defasado em cerca de 25%. A cidade de Foz do Iguaçu, por si só, enfrenta volume elevado de ocorrências, especialmente considerando sua posição fronteiriça com Argentina e Paraguai, o intenso fluxo diário de pessoas e veículos pela Ponte da Amizade e o alto número de visitantes ao Parque Nacional do Iguaçu - em torno de 5 milhões apenas em 2024.
Crime organizado
Além do déficit de efetivo, a ausência de presença permanente no lago de Itaipu, com seus 750 quilômetros quadrados, compromete o enfrentamento ao tráfico e à criminalidade organizada. A criação do novo batalhão em Medianeira permitiria ao 14º BPM ser reconfigurado como um batalhão especializado em operações fronteiriças, com estrutura voltada a essa finalidade e mais condições de resposta às particularidades da região, comenta Lucas Ghellere.
Estudos já realizados apontam a viabilidade da proposta e chegaram a embasar o pedido de criação do 32º BPM — o qual, no entanto, acabou instalado em Sarandi. Diante desse histórico, líderes do Oeste buscam fortalecer o movimento político e institucional para que a demanda finalmente seja atendida, beneficiando milhares de paranaenses e valorizando a contribuição que essa região dá ao desenvolvimento do Estado.
O encontro dessa sexta contou com a participação de representantes dos seguintes municípios: Cascavel, Quedas do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Vera Cruz, Ramilandia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Missal.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos