(45) 3321-1449

Micro 1 discute representatividade política regional e estimula movimento apartidário

quinta, 11 de dezembro de 2025

Micro 01 - Caciopar

Objetivo é a conscientização sobre a importância de eleger candidatos da região.

Presidentes, executivos e diretores da Microrregional 01 da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), participaram nesta quarta-feira (10), de uma reunião ordinária na Associação Comercial e Empresarial de Medianeira (Acime), onde o Conselho de Desenvolvimento de Medianeira (CodeMed) apresentou dados referentes ao número de eleitores da região, votos destinados a candidatos a deputados estaduais e federais e os recursos enviados aos municípios.

Segundo a análise, com a votação total registrada (161,7 mil eleitores), a microrregião teria condições de eleger mais de dois deputados estaduais e federais. Atualmente, a distribuição dos votos entre inúmeros candidatos, muitos deles não eleitos, resultou na ausência de representatividade estadual e federal para o que se denomina de região Meio Oeste do Paraná, composta por Santa Helena, São Pedro do Iguaçu, Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Missal, Itaipulândia, Ramilândia, Céu Azul, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e Foz do Iguaçu.

Diante desse cenário, as lideranças propuseram a organização de um movimento, declaradamente apartidário, com o objetivo de buscar representantes que vivam a realidade regional. “A proposta é estimular a conscientização sobre a importância de eleger candidatos que residam na região, tenham filhos estudando nas escolas locais, utilizem as rodovias e estejam diretamente conectados às demandas cotidianas”.

Nos próximos dias, deverão ser realizadas reuniões em cada município para ampliar o debate e mobilizar a comunidade.

Os participantes da Micro 01 destacam que a falta de representatividade tem impactado em diversas áreas, citando, como exemplo, a busca pela implantação de um batalhão policial em Medianeira, que já dura três anos, além de outras demandas de infraestrutura que seguem sem avanço devido à ausência de apoio político na esfera estadual e federal.

Outro tema abordado durante o encontro foi o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Os participantes reforçaram a importância de divulgar os números de recuperação de crédito obtidos por meio do serviço oferecido pelas associações comerciais (ACEs), evidenciando o impacto positivo para empresas e para a economia.

Fonte: caciopar@caciopar.org.br

Galeria de Fotos