Proteínas – POD avança em ambição regional de tornar Oeste referência em inovação
quinta, 11 de dezembro de 2025
POD
O Programa Oeste em Desenvolvimento deu um passo importante, durante a quinta e última reunião do ano do Consad (Conselho de Administração), quinta-feira, 4, no Sebrae, em Cascavel, que busca transformar a região em referência mundial em inovação e tecnologias em proteínas. Inúmeras ações passam a ser realizadas para que, até 2040, o Oeste seja reconhecido como líder global em conhecimentos na área.
O passo mais recente foi tornar a DTM (Diretriz Transformadora Massiva) em ambição regional do POD, governança formada por mais de 60 entidades, instituições, empresas e cooperativas estabelecidas no Oeste. “A ideia central é aproveitar o que já temos e somos, um dos protagonistas mundiais na produção de proteínas, em um centro de tecnologias e inovações, criando novas oportunidades e verticalizando ainda mais a abrangência e os resultados dessa cadeia produtiva”, comenta o vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Clédio Marshall.
Criado há 12 anos, o POD debate e busca estratégias e soluções que possam promover avanços econômicos e sociais no território, sempre cultivando um olhar para o futuro. “Ao eleger a sua ambição regional, o Programa contribui com a soma de forças, a organização e a promoção de segmentos que podem se desenvolver a partir das oportunidades geradas com a consolidação da região como polo mundial na produção de aves, suínos e peixes. E, para potencializar projetos, ações e resultados, o foco inicial é investir em educação”, disse Clédio durante reunião com líderes regionais, coordenadores e integrantes das oito câmaras técnicas do POD.
O foco educação já tem sido trabalhado. Como aconteceu recentemente em encontro com prefeitos, na realização do 2º Fórum Econômico e Político do Oeste, que tratou sobre educação de base, e na organização de uma comitiva que levou líderes para conhecer o modelo de educação da Alemanha e Finlândia. Com a colaboração técnica do consultor Henry Troglio, o POD, o Sebrae, a Caciopar e a Amop, juntamente com outros parceiros, projetam um calendário de atitudes e realizações que, gradualmente, conduzirão o Oeste à materialização de sua ambição regional. “Precisamos da colaboração dos mais diferentes atores e forças, tudo para que a nossa região possa seguir crescendo e se desenvolvendo”, pontua Clédio.
Crédito: Assessoria
Galeria de Fotos