Alguns Segredos Para Reter Seus Colaboradores
Alguns sinais que você tem um problema de motivação dos colaboradores em sua empresa:
1. As pessoas ficam doentes com mais freqüência;
2. A participação nas reuniões comerciais e o interesse pela empresa caem significativamente;
3. Há aumento de erros de todos os tipos;
4. As Vendas caem;
5. Fofocas entre os funcionários em pleno expediente de trabalho.
Quando o seu melhor vendedor ou gerente comercial sai da empresa, utilize essas dicas para manter o restante de seus parceiros em vendas motivados a venderem:
1. Faça com que eles te vejam como seu modelo. Mesmo se você não for um representante comercial ou vendedor, mas que você irá ajudá-los no que for preciso, isso lhes dará a sensação de que eles têm uma âncora a quem podem recorrer quando necessário, dando-lhes a legítima sensação de segurança no que exercem.
2. Conhecer um a um de seus colaboradores. Intere-se de como funciona o departamento inteiro e seus processos, converse com eles e saiba as questões e preocupações que eles têm.
3. Tranqüilizá-los, mostrando que você se importa e que você já está buscando outro gerente comercial que possa lhes dar a mesma segurança.
4, Aproveite a oportunidade para motivá-los e intensificar com que cada um dê o seu melhor em desempenho, através de pequenos gestos de carinho, atenção e demonstrando que realmente você se importa com eles.
5. Ofereça treinamento na prospecção de clientes e marketing pessoal. Os vendedores serão mais receptivos quando vêem as oportunidades criadas pelo seu líder, são os motivadores de Apoio Pessoal
Não é somente o setor de vendas cujo desempenho pode melhorar, abaixo mostraremos algumas maneiras para manter os espíritos de produtividade até entre os demais departamentos e colaboradores:
1. Convidar o pessoal de outras áreas para eventos da empresa, mesmo que sejam direcionados para um único propósito comercial.
2. Mostre aos colaboradores como o seu trabalho contribui para os objetivos da empresa serem alcançados, que sem eles nada seria possível.
3. Comunique-se e os treine como você faz com o departamento comercial, jamais se esqueça que uma empresa é um todo e que todos estão interligados a todos, o desânimo de um departamento pode colocar em risco os demais.
4. Incentivar as iniciativas deles e principalmente as idéias de inovação para a empresa.
5. Explicar e até ensinar (caso necessário) os funcionários o que os outros fazem. Para eles será um motivo para se esforçarem para quando estiverem preparados poderem estar trabalhando em outro departamento ao qual se identifiquem e gostem das atividades exercidas.
6. Ajude-os a construir uma carreira, mostre que você se importa com o crescimento pessoal e profissional deles, incentivando-os a estudar, fazerem cursos rápidos, lerem livros interessantes.
Um exemplo vivo disso é um amigo que é gerente de vendas e fez o seguinte com seus colaboradores:
Escolheu os 20 melhores livros na área de vendas, presenteou os seus 20 colaboradores, cada um com um livro diferente. Pediu-lhes que os lessem e que fizessem um resumo das partes principais e estratégias que o autor assim demonstrava. E após 03 meses eles apresentariam aos demais colegas e também com uma cópia escrita para cada um. No inicio eles ficarão furiosos, pois, o brasileiro, e principalmente da área comercial não têm por cultura lerem livros.
Ao final todos adoraram, pois ao invés de lerem 01 livro cada um, todos leram 20 livros e ainda aprenderam técnicas e estratégias diferenciadas em sua área de atuação.
Uma atitude muito simples que motivou-os e melhorou muito o desempenho de sua equipe.
7. Ensine-os a Zombar de trabalho, brincarem uns com os outros, levarem os problemas como parte de um desafio bom e não de um martírio.
São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença dentro da organização e faz muito bem para a nossa alma também ver como conseguimos motivar e incentivar nossos colaboradores a melhorarem como profissionais e principalmente como seres humanos.
Data de Publicação: 20/10/2011