Associativismo e Jovens Sincronizados

*Marcelo Quelho Filho

O último ano foi marcado por grandes acontecimentos no Brasil. Esses fatos deixaram em todos nós, patriotas, o vazio de um silêncio e a angústia de um grito travado na garganta.
Primeiramente, no dia 8 de julho, um acontecimento quase que inexplicável tira nossa Seleção da Copa do mundo. Não bastasse simplesmente perder um jogo e interromper a paixão de toda uma nação, fomos humilhados por um 7×1 dentro de nossa própria casa.
Mas futebol não coloca comida nas nossas mesas, não é mesmo? Então, bola para frente e vamos cuidar do que realmente importa! Nossos trabalhos, nossas empresas e o desenvolvimento do nosso País.
E a política? Coloca comida em nossas mesas? Se não coloca, pelo menos influencia (e muito) em nossa tentativa de colocar.
No mesmo semestre acontece, aí sim, uma verdadeira angústia. Uma Eleição de candidatos. Não de uma nação orgulhosa por seu direito à cidadania.
Segundo acontecimento, 26 de Outubro de 2014, mais de 30 milhões de brasileiros preferem não expressar sua preferência nas urnas, se dizendo sem opção.
Será que pode existir alguma relação entre esses dois fatos e o título desse artigo? Com toda certeza, sim!
Primeiro: só se abre uma diferença tão grande sobre um “favorito”, quando muitos anos antes, realmente já se entendeu a importância de investir nas “categorias de base”.
Segundo: só a falta do Desenvolvimento de Novas Lideranças, ofertando sempre mais do mesmo, faz uma massa tão grande abrir mão de seu direito.
E é dentro de uma grande crise, que moram as maiores oportunidades.
Aprendendo com o passado, e plantando desde já o nosso futuro, é que caminha com todo orgulho a nossa FACIAP Jovem. O Conselhode Jovens Empresários da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, tem como Missão “Articular o Desenvolvimento de Novos Líderes, por meio do associativismo, para Construir o Paraná do Futuro”.
A energia jovem é contagiante e transformadora, mas precisa, e muito, de direcionamento. E é dentro de nossas Associações Comerciais que encontramos esse direcionamento, que vem da oportunidade de aprender de perto com grandes lideranças locais, que ali se doam e trabalham pelo coletivo.
Atualmente, nossos CONJOVEs – Conselho de Jovens Empresários das Associações Comerciais estão proporcionando desenvolvimento e troca de boas ideias, em mais de 30 municípios do Estado.
A Representatividade da FACIAP Jovem já alcança a posição de terceiro maior Movimento de Jovens Empresários da CONAJE – Confederação Nacional dos Jovens Empresários.
Pesquisas revelam que 50% dos empreendedores no Brasil empreendem por necessidade. Porém, quando selecionados apenas os empreendedores jovens, esse número cai pela metade, e dá espaço a 76,1%, que empreendem por oportunidade.
Se os jovens se arriscam mais a empreender quando veem uma oportunidade, tenho certeza de que a maior oportunidade possível é a de empreender nos jovens para o desenvolvimento de novos líderes.
Sincronizados desde cedo, por meio do Associativismo, seguiremos construindo o Paraná do Futuro!

*Marcelo Quelho Filho é vice-presidente para a FACIAP Jovem

Data de Publicação: 10/03/2015