Desenvolvimento Sustentável

A expressão desenvolvimento sustentável significa uma nova forma de ver o desenvolvimento a sociedade, ciente dos prejuízos causados ao meio ambiente pelo desenvolvimento econômico atual, busca conciliar a continuação do processo de desenvolvimento de nossa sociedade com a manutenção do equilíbrio ambiental planetário. De um lado, o desenvolvimento das sociedades visa satisfazer as necessidades e as aspirações humanas, de outro, visa proteger a qualidade da vida e do meio ambiente, que tem se mostrado totalmente interdependentes e sensíveis às mudanças antrópicas.
A expressão sociedade sustentável surgiu no começo dos anos 80 através de Lester Brown, que a definiu como a sociedade que é capaz de satisfazer as suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras.
O termo tem também a intenção didática de lembrar que a sustentábilidade é oriunda da necessidade de respeitar as relações ecológicas que mantêm o equilíbrio planetário da vida.
O objetivo desta definição operacional é o de afirmar que: a vida de todas as espécies é uma coisa só e indissociável, sua qualidade depende da manutenção do equilíbrio das relações entre espécies, que só se dá na forma como se desenvolveu por milhares de anos de evolução conjunta e qualquer tipo desenvolvimento humano tem que se harmonizar co estas realidade e inspirar-se nelas.
Fica cada dia mais claro o fato de que todos os seres são mutuamente indispensáveis para a manutenção do processo da vida no planeta. Está ligada a isto a compreensão de que os seres humanos são totalmente dependentes do meio ambiente, de forma atávica, em variadas áreas como a psicológica, a metabólica, a lúdica, a química a física.
Isto por um lado, nos obriga a uma profunda revisão de nossas necessidades e, por outro, deixa claro que novos caminhos precisam estar em harmonia com o meio pra permitir a sustentabilidade da vida como um todo no planeta.
Pra isto são necessárias construções coletivas e grandes capital social. Revisões de valores, costumes, formas de ver e julgar as coisas são esforços hercúleos para a construção de um novo paradigma, que só se realizam cooperativa e coordenadamente. Uma forma de participação inclusiva e indispensável para superar estes desafios. Uma nova forma de gerenciamento de nossas atividades sociais terá de ser gestada também.
As formas e caminhos do Desenvolvimento Sustentável ele vai acontecer por dois caminhos: Pela legalização e procedimentos de cuidados com a questão ambiental, ou pela necessidade ou mudança paradigmática. É provável que ela aconteça de qualquer forma, seja pela conscientização suave ou pela catástrofe.
Teremos então que construir uma sociedade onde todos participem de uma nova forma de produzir/distribuir o conhecimento, os bens, as decisões, a educação e a comunicação. É interessante notar que a busca da sustentabilidade, ao mesmo tempo que pode unir mais do que nunca o planeta num projeto comum, nos leva obrigatoriamente à ruptura das relações de exploração tanto entre os países como entre as pessoas. Talvez a melhor forma de iniciar-se este processo seja através da eco-alfabetização participativa e inclusiva de todos os setores da sociedade.


Francisco Milanez

Data de Publicação: 29/06/2010