Guarde suas Metas em Segredo

Sabe aquelas metas que idealizamos e já saímos logo contando para os outros? Ao fazer isso, parece que nos sentimos mais próximos de atingi-las e que já temos certo reconhecimento só em contá-las. Mas será que isso é bom?

Segundo a apresentação de Derek Sivers no TED, isso nos torna menos favoráveis a conclusão dos nossos objetivos. Psicólogos mostram que quando temos uma meta e a contamos a alguém, temos algo chamado de realidade social. Esse fenômeno faz com que nossa mente se sinta iludida, sentindo que essa meta já foi realizada. Logo, sentindo essa sensação de realização, ficamos menos motivados a trabalhar para concluir o objetivo.


Com esse reconhecimento social, não conseguimos diferenciar o falar do fazer. Nossa mente confunde os dois em uma realidade só, achando que estamos próximos ao objetivo, mas na verdade temos um longo trabalho pela frente.


Derek destaca também que, se queremos falar sobre algo, não podemos falar de um modo que nos proporcione satisfação. Não deveríamos nos sentir satisfeitos enquanto o trabalho não fosse concluído, certo? Assim não idealizamos, somente continuamos a nos motivar para trabalhar em busca do objetivo.

Data de Publicação: 12/07/2012