O que é Gestão do Conhecimento?
Alcançar excelência em produção e atendimento requer boa estrutura, trabalho eficaz, com pessoas certas, competentes e focadas em objetivos claros e bem definidos, contudo, se manter ao longo dos anos na vanguarda, requer constante inovação, e não somente naquilo que chega ao consumidor, que é a consequência, mas também na gestão de pessoas, que é a causa, com o desenvolvimento de novas competências para manutenção de alto padrão de qualidade, e para tanto é preciso planejamento estratégico bem definido, gerenciando o conhecimento que envolve toda a organização tanto internamente como externamente.
Uma corrente cada vez maior de gestores reconhece que o dinheiro não é o fator mais importante de sucesso organizacional, mais sim as pessoas, entendendo que de fato são elas que geram os resultados. A partir disso pode-se concluir que investir, valorizar e desenvolver os colaboradores, já seria suficiente para garantir excelência operacional? Pode ser que não, mas ainda com foco sobre a importância das pessoas, ou melhor, do trabalho delas, existe um componente significativo que precisa ser adequadamente gerenciado, que é produzido a todo o momento, tanto internamente como externamente à organização: isto é o conhecimento.
Todos já viram empresas sofrerem profunda queda na qualidade de produtos ou serviços, por vezes até mesmo fechando as portas depois da saída de algum funcionário-chave, ou da ausência de seu proprietário que conhecia tão bem o “caminho das pedras” ou que era a “cara” da organização.
Todo sistema tende ao processo de entropia, e dependendo de diversos fatores internos e externos isso pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, e as organizações não são exceção à regra. O que pode evitar, atenuar ou retirar os efeitos da entropia nas empresas seria a inovação, fenômeno endógeno que oxigena as pessoas, surpreende clientes e traz lucratividade.
A inovação advém da criatividade pessoal, que com a capacitação por treinamento, estudo ou experiência prática de anos de trabalho acontece todos os dias com novos produtos, processos e soluções. O problema é que inovar está cada vez mais difícil e ao mesmo tempo é mais urgente, devido à concorrência mais agressiva, em maior número e com maior qualidade.
Transformar dados em informação é fundamental, é como tirar do conteúdo de relatórios de vendas, de produção e das pesquisas de mercado a base para criar estratégias e planos de ação que possam dar direcionamento a empresa. Para tanto precisa-se de pessoas qualificadas, tanto para interpretar como para criar novos conceitos.
A gestão do conhecimento não é anotar, gravar ou filmar o que as pessoas falam e fazem indiscriminadamente, é preciso estruturar a ação. Poderia definir como um conjunto de processos com foco na geração, codificação, disseminação e apropriação do conhecimento para alcance de objetivos propostos.
Para uma gestão do conhecimento eficaz, dois componentes devem estar alinhados a estratégia da empresa, a cultura organizacional e o desenvolvimento de lideranças, já que a criação de um ambiente adequado, com estímulos a socialização, colaboração e criatividade acabam sendo fundamentais para geração e disseminação de ideias, e para que isso ocorra é preciso engajamento voluntário e motivação por parte das pessoas, e em grande parte, isso dependerá do bom trabalho de um líder capacitado.
A transformação do conhecimento de um profissional, do seu know how, em um procedimento operacional padrão, com estrutura, sequência e perspectivas de resultado, é o processo denominado pelos autores Nonaka e Takeuchi, na obra Gestão do Conhecimento (1997), como externalização, quando se converte o conhecimento tácito em explícito, o que naturalmente dá a organização mais segurança, agrega-lhe mais valor e maior potencial de disseminação dessa competência para outros colaboradores, evitando falhas, padronizando comportamento e melhorando o desempenho.
Entre as formas de aplicação de gestão do conhecimento mais usadas estão:
Banco de competências
Fóruns ou listas de discussão
Gestão eletrônica de documentos
Mapeamento de processos
Melhores práticas
Portais corporativos ou intranets
Benchmarking
Coaching
Universidade corporativa
Como se pôde ver pelas práticas elencadas, a cada dia mais empresas estão aplicando a gestão do conhecimento, e normalmente o setor de Recursos Humanos é o responsável principal pela condução desse processo, já que ele monitora, treina e desenvolve as pessoas, contudo é preciso lembrar que devem trabalhar em sintonia com os gestores de linha, pois estes é que conduzirão suas equipes no dia a dia, gerando e utilizando as informações. Outro setor de fundamental importância é o de TI, já que é praticamente impossível gerenciar o conhecimento sem a tecnologia dos sistemas de informação, dada a complexidade e urgência nas demandas organizacionais.
Por fim, a gestão do conhecimento tem sido fator de diferenciação de desempenho entre os concorrentes que adotam ou não essa prática, ou pelo menos não de forma eficaz, pois o resultado de um bom trabalho nessa área é o aumento na produtividade, eficiência e na geração de inovação, e isso mais do que sucesso tem sido prioritário para a sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos.
Data de Publicação: 04/11/2013