O que levar em consideração ao abrir uma empresa?
Durante minha formação no curso de Administração, vi e revi várias maneiras de como abrir uma empresa, o que era necessário, entre outras coisas. Mas, me perguntava se realmente tinha que ser daquela maneira que era abordado em sala de aula
O que vemos nos Cursos de Administração, Finanças, Marketing, entre outros é que para que a empresa obtenha sucesso é necessário fazer vários estudos de viabilidade, analise de ponto, público que vai atender, preço do produto ou serviço, entre outros aspectos. Mas, me perguntava se de fato tinha que ser assim, pois até então conhecia empresas de 20, 30 anos de mercado que nunca ouviram nem falar sobre planejamento estratégico.
Bom, a partir da conclusão do Curso de Administração tentei por em prática tudo aquilo que havia aprendido, pois, queria finalmente realizar o sonho de ter o meu próprio negócio. No início realizei os seguintes caminhos:
1 - Fiz uma pesquisa do local que iria oferecer o meu produto.
2 - Vi o público que iria atender e de que maneira faria isso.
3 - Fiz o plano financeiro do empreendimento.
Mas, percebi depois que a empresa já estava funcionando que aquelas pesquisas e estudos do início do projeto não derão muito certo. Talvez, a ansiedade de abrir o próprio negócio tenha influenciado na pesquisa e não levado em consideração alguns fatores.
Ao pesquisar e procurar entender mais sobre o assunto, fui em busca do plano estratégico e financeiro por completo, mudando inclusive o local do empreendimento. Dessa vez, levei em consideração outros fatores, incluindo os citados acima.
1 - Planejamento Estratégico.
2 - Plano financeiro completo, desde custos fixos até os variáveis, estoque, entre outros.
3 - Observei como o público que queria atingir era naquela localidade.
4 - Fiz uma pesquisa que durou 2 meses para poder tomar a decisão de abrir o negócio naquele lugar.
No início tentei me iludir colocando conceitos dos quais havia aprendido na faculdade, técnicas mais avançadas. Mas, percebi que é melhor ir pelo o caminho mais fácil, utilizar os meios que costumam dizer que tem que ser assim para dá certo, acaba não sendo favorável.
A verdade é que até o momento está dando certo, a empresa já tem 7 meses e não está muito diferente do que tinha analisado no início, o erro da minha formação no curso de Administração eu acredito que tenha ocorrido quando os professores não colocam os alunos para práticar o que de fato interessa. Muitas teorias que aprendi, nunca utilizei, mesmo tentando adaptá-las a minha realidade, e muitas coisas que eu preciso hoje, não aprendi na faculdade. A teoria tem sua importância, assim como a prática também têm. Mas, de todos os conteúdos abordados entre, analise de swot, Bsc, e outros... Nunca os utilizei.
Sei que muitas empresas, de grande porte utilizam esses meios para poder crescer. Mas, diante de uma nova empresa no mercado, iniciando como pequeno porte, essas teorias e meios só vem a complicar o que de fato interessa. Não sou contra quem utiliza, mas, comigo e no seguimento que hoje trabalho, não deu certo, mesmo com o apoio de professores da área.
Acredito que dependendo do que se queira trabalhar, ser empreendedor, as vezes é melhor utilizar as ferramentas mais simples e que oferecem um resultado mais adequado do que teorias e meios que aprendemos na faculdade dos quais não se encaixa ainda na realidade da empresa. Estou no início agora da minha vida profissional, mas diante do que já observei seja como empreendedora ou como funcionária é que, tudo precisa ser reavaliado e acima de tudo, siga sua intuição.
Alynne Cristyna
Data de Publicação: 14/07/2014