Os Grandes Desafios da Educação

Não é possível ter uma estrutura educacional sem orientação. A verdadeira educação é e sempre será a porta de entrada para o sucesso. A violência só terá fim quando houver paz, conscientização, amor.

Estamos diante de uma conturbada situação em nosso Planeta, seja pela falta de estrutura política, seja pela degradação ao meio ambiente, seja pela intolerância no trânsito, na família, etc.

Vivemos intensamente esses problemas, mesmo que não façamos parte diretamente desse meio, o que implica a nossa estrutura emocional diante do que iremos passar aos nossos filhos, ou seja, como iremos instrui-los em nossa função de educadores, como iremos lapida-los para essa transformação, de que forma atuarão como alunos de uma escola chamada família.

O objetivo principal da educação não é mostrar algo novo e sim, desenvolver o que já existe, o que é concreto, o que desmistifica e que trabalha corretamente na informação e transformação do aluno, do filho.

Mas, como saber se tudo está de acordo com o que estamos passando, da forma que estamos expressando e ainda termos o retorno dessa educação?

Não basta apenas ensinarmos, temos que acompanhar ativamente a estrutura através de diálogos, participando de suas necessidades, dúvidas, saber e entender seus desejos e pensamentos, buscar conhecer melhor quem está ao nosso lado.

Essa participação é contundente para desenvolver todos os métodos de ensino, pois somente assim, haverá uma ativa participação dos filhos com os pais nessa importante jornada pela vida, possibilitando um entrosamento com os professores, com um acesso ao conteúdo e amadurecimento no aprendizado escolar.

O verdadeiro professor é aquele que ajuda ao aluno a encontrar as respostas sem em nenhum momento mostrar onde essa resposta está. Deve ser criativo e capaz de ver no limão azedo a possibilidade de fazer uma limonada. (texto retirado do meuartigo.brasilescola.com.)

Não podemos dar o peixe, mas ensinar a pescar, somente assim que conseguiremos trabalhar melhor na educação de nossos filhos e alunos.

A boa educação é a alma da sobrevivência familiar.


Carlos Cesar Moreli

Jornalista e Palestrante


Data de Publicação: 20/07/2012