PROCESSO DE DELEGAÇÃO

Delegar poderes é agir por intermédio dos outros.

Delegação é o processo de compartilhar a responsabilidade pelos resultados. Os lideres determinam os objetivos principais a serem atingidos e os recursos disponíveis ainda que, colaborem e compartilhem no planejamento da ação.

Tomada de decisões: Um dos maiores desafios que encaramos em um papel de liderança é a questão de tomar decisões. As decisões são melhor tomadas ao nível no qual serão executadas, ainda que conseguirem o tempo, oferecer as datas e os recursos, possa parecer impraticável.

Existem muitas ferramentas destinadas a tornar mais fácil e interativo o processo de tomada de decisões. Nesta sessão nós destacaremos vários e diferentes métodos de acumular e analisar informações no ambiente de um grupo.

 Nenhum líder pode ter todas as respostas. As verdadeiras soluções sobre como atingir os desafios do momento tem de ser aplicadas pelas pessoas mais próximas da ação.

 A maior causa de falhas em gerentes é pela falta de habilidade para delegar.

 Porque muitos gerentes relutam em delegar?
- Falta de capacidade do gerente (chefia)
- Não tem pessoal
- Pessoal não treinado





Vantagens em Delegar:

1. Delegamos atribuições, você não vive sob pressão do tempo: tem tempo para planejar, avaliar, coordenar, deliberar, decidir, pensar... criar.

2. Delegando atribuições você alivia a pressão e o impacto de seu esforço em cima das tarefas e a pressão das tarefas em cima de seu esforço.

3. Delegando atribuições você estimula seus subordinados a aparecer, descobre talentos, e capacita as demais pessoas a assumirem maiores responsabilidades que conduzem os melhores resultados.

4. Delegando poderes você autoriza a si mesmo a mergulhar em planejamento, replanejamentos, meditação, reflexão, etc...

5. Delegando poderes você cria clima de produtividade para quando tenha de ausentar-se.

6. Delegando atribuições você vem a notar que as pessoas são capazes de agir por conta própria, são criativas e se saem de situações difíceis.

7. Delegando atribuições você consegue respeito de seus subordinados, pois desenvolvê-os e capacita-os diante deles mesmo.

8. É estar em dois lugares ao mesmo tempo. Sobra mais tempo para o planejamento, para treinar, melhorar a qualidade ou serviço. Motivar a equipe.

9. - Economiza tempo
- Desenvolve melhor as pessoas.
- Dá oportunidade
- Incentiva a liderança
- Elimina gargalos/inovar
- Fazer contatos de alto grau


É regra geral que:

Você jamais conseguirá liberar sua energia interior de criatividade e sua força de capacitação humana se passar o tempo todo fazendo rotinas que outras pessoas podem fazer.



O Processo de Delegação

1. Identifique a necessidade.
- O que mesmo preciso delegar. O que vou delegar.

2. Selecione a pessoa
- Quem é a pessoa? Porque esta pessoa? .

3. Planeje a delegação
- Como deveria ser? Objetivos de longo prazo, médio prazo e curto prazo. Como chegar aqui no objetivo?

4. Marque uma reunião
- Deixa claro o que queremos na delegação
- Deixa claro qual o resultado final
- O que pode mudar e o que não pode
- Que critérios usaremos para a delegação

5. Crie um plano de ação
- Elaborar o plano de ação
- Etapas das ações, tarefas e atividades, o que eu quero, o que consegui, próxima visita.
- Qual resultado?

6. Revise o plano
- Esta errado, revise o plano.

7. Implemente o plano.
- Meta do plano
- Apresentar o plano a todas as pessoas. Todos devem compreender, conseguir o comprometimento.
- Envolver todas as pessoas

8. Acompanhamento
- IC/IV
- Planilhas, relatórios, reuniões, gráficos.
- Eliminar gargalos
- Somente em caso de duvidas interferir no delegado.

Dale Carnegie



Processo de Acompanhamento para Manter a Responsabilidade

 Responsabilidade final não se delega.



Um Processo positivo deve incluir:
- Resultados predeterminados
- Normas de atuação predeterminadas
- Indicadores que se conectem às normas de atuação
- Flexibilidade para mudar em função de informações atuais
- Situação de ganha-ganha



Manter as pessoas responsáveis...

1. Comprar de volta.

Ao responder:

Deixe-me pensar a respeito...
Eu lhe contarei quando...
Deixe isto aqui, eu vou...
Eu vou verificar com...
Farei um rascunho...
Depois que eu terminar...
Com frases como atas, a delegação é negada. A atividade permanece com você. Não existe progresso até que você faça algo.

2. Coloca no Limbo.

Com frases como estar, o processo é retardado. Decisões são adiadas. A delegação esta apenas parcialmente completada.

Estabelecer responsabilidades.

Com frases como estes, fica claro que a responsabilidade foi transferida. A delegação está completa. O progresso é muito mais possível.


Seja um Líder

O que deve e o que não deve ser delegado.

O que deve:
- Basicamente, todas as atividades operacionais.

O que não deve:
- Basicamente, todas as funções e atividades tipicamente gerenciais, como: - Planejamento, controle, organização e liderança.


Fatores que facilitam a delegação.

 Custo de decisão: É o fator determinante. A conscientização de decisões operacionais é sempre mais dispendiosa.

 Tamanho da empresa: Quanto maior a empresa maior o número de decisões a serem tomadas o que não permite a sobrevivência da centralização.

 Filosofia de Administração: Dirigentes da cúpula exercem grandes influencia sobre o grau de descentralização. Numa concepção aberta eles encontram na descentralização um meio para gerir a empresa em grande escala confiando em seus subordinados.


Porque os chefes não delegam.

 Eu posso fazer melhor
 Não confia em ninguém
 Ele pode fazer melhor, posso perder o cargo
 Não conhece técnicas de controle
 Medo de mudar o método. Falta flexibilidade


Delegar poderes é agir por intermédio dos outros.


Tomadas de decisões: As decisões são melhor tomadas ao nível no qual serão executadas.

Data de Publicação: 06/02/2009