ACEFB

quarta, 13 de junho de 2012

Núcleo quer Amenizar a Carência de Profissionais Através de Curso Gratuito de Programação

Realizado pelo Nubetec e instituições de ensino superior, o Programador do Futuro abrirá nova turma este ano; o processo de seleção acontece em agosto

Entre meio computadores e ligações para solucionar problemas, Bruno Dobrovolski, de 18 anos, passa a maior parte do dia. O técnico em informática trabalha no setor de Tecnologia da Informação da Flessak Eletroindustrial e participou, no ano passado, do curso Programador do Futuro, realizado pelo Núcleo Beltronense de Tecnologia da Informação (Nubetec) da Associação Empresarial (Acefb).

Segundo conta, desde pequeno gosta de mexer com informática, mas foi a partir do curso que conseguiu emprego na área. “O bom do curso é que ensina e também dá currículo, o que foi um dos diferenciais pra eu conseguir entrar aqui”, afirma Bruno, que está até dando continuidade nos estudos e iniciou o Curso de Licenciatura em Informática na UTFPR.

O caso de Bruno não é exclusividade. Outros alunos que participaram do Programador do Futuro no ano passado, realizado em parceria com a Unisep e Unipar, estão no mercado de trabalho em empresas de desenvolvimento e gerenciamento de sites e softwares. Para este ano, a intenção do Nubetec é de realizar novamente o curso, mas com algumas mudanças.

O presidente do núcleo, Marcelo de Campos, informou que serão três módulos, um básico, outro intermediário e o avançado, com 280 horas/aula cada. “O Programador do Futuro deu muito certo, mas o que fizemos foi uma readequação da grade de ensino para que o aluno curse até o módulo desejado”, disse Marcelo. Quem concluir os três módulos – ofertados gratuitamente – estará apto a trabalhar com toda a parte de programação de softwares, área que sofre com a carência de profissionais.

No ano passado, outro curso – o Aprender e Crescer – foi realizado na região. Promovido em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotec) e o Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local em Tecnologia de Informação do Sudoeste do Paraná (NTI/APL Ti Sudoeste PR), o curso também capacitou jovens na área de programação. No total, somando os alunos dos dois cursos, foram 46 novos profissionais formados em 2011.

Na Leosoft, empresa que desenvolve softwares, o programador Rodrigo de Costa diz que, apesar dos vários cursos na área de TI, ainda são poucos os profissionais que trabalham diretamente com a área, o que faz com que as empresas ofertem altos salários para manter seus funcionários mais qualificados. Para ele, ações como estas são importantes para incentivar o desenvolvimento do setor de TI.

A edição deste ano do Programador do Futuro contará com o apoio da Unisep, Unipar e UTFPR, que cederão os professores e formularão o material didático do curso, ofertado de forma gratuita. As inscrições devem iniciar em agosto e poderão participar do processo seletivo pessoas com mais de 16 anos.
Fonte: Assessoria Acefb

Galeria de Fotos