Banco do Empreendedor

quarta, 30 de maio de 2012

Região agora conta com Banco do Empreendedor

Na noite de sexta-feira, 25, no auditório do centro de eventos de Francisco Beltrão, foi lançado o Banco do Empreendedor para a região da Amsop. O programa do governo estadual consiste na capacitação de micro e pequenos empresários para posterior financiamento a juros subsidiados.

"Serão 66 horas de aulas ministradas pela Unioeste ou qualquer capacitação nos parceiros para o micro ou pequeno empresário poder se tornar cliente do Banco do Empreendedor Paraná. Para o microcrédito, até R$ 15 mil, os juros vão ser de 0,58%. Para valores entre R$ 15 e 300 mil, o juro começa com 0,64% até 1,10%. Pessoas sem a capacitação também podem adquirir esse crédito, mas com juros bem maiores", disse João Tigrinho, coordenador do Banco do Empreendedor.

Esse programa foi idealizado na primeira gestão do governador Beto Richa (PSDB) como prefeito de Curitiba e, até o final de 2014, deverá ser implantado em todos os municípios do Paraná. "Em Beltrão já funciona o Banco Social, na Agência do Trabalhador. Aqui nós teremos um agente de crédito do Banco do Empreendedor disponibilizado para o município que vai atender na Sala do Empreendedor, juntamente com o Banco Social, na Agência do Trabalhador", explicou Tigrinho.


Fórum regional

Além do Banco do Empreendedor, a noite de sexta-feira marcou o lançamento do fórum regional permanente das microempresas e empresas de pequeno porte da região da Amsop, que consiste em difundir os oito capítulos da lei 123, que dá tratamento favorecido e diferenciado para os microempresários e empresas de pequeno porte. Segundo o Caged, a cada dez empregos formais, sete são criados por microempresas ou empresas de porte pequeno.

Um dos exemplos de ações que já foram feitas pelo fórum é a capacitação de funcionários público. "Fizemos isso para que eles apliquem o tratamento favorecido para as microempresas, pois às vezes não era aplicado por desconhecimento. Já foram capacitados 1.069 funcionários de 249 municípios. Isso é uma ação concreta do fórum", disse Mário Dória, coordenador do desenvolvimento industrial e do fórum no Paraná.

Ele destacou que essa implantação, que se concretizou sexta-feira, começou em 2009. "Hoje, estamos trazendo essa notícia daquela semente que plantamos aqui com esse fórum. Agora, temos que começar a discutir as demandas regionais, pois você não pode construir políticas públicas de cima para baixo, por isso, nós fazemos um encontro regional dos agentes de desenvolvimento, dos prefeitos, e vamos entender as demandas dos municípios e criar um canal da microempresa e da empresa de pequeno porte para suprir as demandas", completou.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos