Cacispar

terça, 20 de setembro de 2011

Dois Vizinhos está no Circuito Nacional de Seminários sobre Comércio Eletrônico

Ciclo MPE.net será realizado na próxima quinta-feira, dia 22; evento visa capacitar empresários da região sudoeste sobre quais são os mecanismos para operar no mercado digital

Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, recebe nesta quinta-feira, dia 22, o Ciclo de Seminários – Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa – Ciclo MPE.net. Empresários que pretendem investir na internet, como um canal para novos negócios, podem se inscrever gratuitamente no evento, que acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV).

O Ciclo MPE.net, realizado nacionalmente, chega à oitava edição com a proposta de capacitar empresários sobre quais são os mecanismos para operar no mercado digital. Com uma programação de palestras, que contam com a participação de especialistas de diversas empresas, serão apresentados conceitos e ferramentas fundamentais para o sucesso do empreendedorismo na internet.

Temas como soluções para pagamento online, logística, segurança, infraestrutura tecnológica, marketing digital e conectividade serão debatidos durante o seminário.

Segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) o faturamento do setor em 2010 foi na ordem de R$ 14,8 bilhões, apenas de compras de produtos. Para o consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini, o potencial do mercado digital é um tema novo que deve ser avaliado como uma alternativa para aumentar e diversificar a geração de negócios em empreendimentos de pequeno porte.

“O Ciclo MPE.net será uma oportunidade única para os empresários da região sudoeste buscarem conhecimento sobre esse formato de comercialização e, também, sobre o potencial das redes sociais”, observa o consultor.

Cesar Colini ainda salienta a organização das micro e pequenas empresas do setor que, na região, integram o Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (NTi/APL TI Sudoeste PR). “A realização do seminário vem a somar com as outras ações que já estamos desenvolvendo no APL”, ressalta.


Em Dois Vizinhos, a realização do Ciclo MPE.net faz parte da construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento empresarial, que ganhou força com a inauguração do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, instalado na sede da ACEDV. O espaço, inaugurado no início de agosto passado, é resultado de uma parceria entre Sebrae/PR, Prefeitura Municipal e a ACEDV.


Para o consultor do Sebrae/PR, Alaxendro Dal Piva, o Ponto de Atendimento é uma referência para empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas que buscam orientação e apoio ao fortalecimento de negócios. “As lideranças da Associação Comercial e da Prefeitura têm uma visão de desenvolvimento que engloba não só o município, mas também a microrregião de Dois Vizinhos, com grande dinamismo. A ideia é fortalecer as ações no Ponto de Atendimento”, avalia Dal Piva.


A presidente da ACEDV, Laurete Gaio Beal, observa que o Ponto de Atendimento instalado em Dois Vizinhos permite dar suporte para as micro e empresas. “É um trabalho para dar respaldo aos empresários, não só da cidade mas, também, da microrregião. É uma ação de corresponsabilidade, visando o desenvolvimento local e regional. A realização do Ciclo MPE.net, em Dois Vizinhos, dá mais um suporte aos empresários, trazendo conhecimento e informações que podem abrir novos caminhos e horizontes para as empresas”, destaca Laurete Beal.


O Ciclo MPE.net é uma iniciativa da camara-e.net, com o patrocínio dos Correios, Sebrae, PagSeguro, além do apoio institucional de empresas e entidades parceiras, como a ACEDV, da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotec) e as instituições de ensino de Dois Vizinhos.


Nesta quarta-feira, dia 21, Cascavel também recebe o Ciclo MPE.net que, em outubro, ainda será realizado em Umuarama e Apucarana, nos dias 18 e 19, respectivamente.


Programação


Em Dois Vizinhos, o Ciclo MPE.net começa às 8h30, com o credenciamento dos participantes. A abertura do evento está marcada para as 9 horas. Às 9h30, será ministrada a primeira palestra com representantes do UOL. Às 10h45, será realizada uma palestra com representante da Fast-Commerce. E às 11h15, uma palestra com o consultor Marcos Uda, da Unidade de Inovação e Competitividade (UIC) do Sebrae/PR, sobre as soluções Click Marketing e Bolsa de Negócios.


O Ciclo MPE.net segue no período da tarde. Às 13h30, com uma palestra sobre mídias sociais para pequenas empresas, com o consultor do Sebrae/PR, Cristiano Tossulino Machado. Às 14h45, acontece uma palestra com um representante da empresa CISS, uma empresa da região sudoeste, que desenvolve software e faz parte de arranjo produtivo local. Às 15h30, está previsto um debate em forma de talk-show, aberto para perguntas e respostas com os palestrantes, no palco.


Para se inscrever no Ciclo de Seminários – Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa – Ciclo MPE.net, os empresários da região sudoeste devem acessar o endereço www.ciclo-mpe.net. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 22, no auditório da ACDV, que fica na Rua Dedi B. Montagner, 139, no Centro, das 8h30 às 17 horas. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.


Potencial


Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online, o acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões de pessoas, no quarto trimestre de 2010. O total de pessoas com acesso à internet no trabalho ou em domicílios chegou a 58,6 milhões, segundo o Ibope Nielsen, sendo que aproximadamente 23 milhões de usuários realizaram alguma compra.


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Marcos Uda, os dados apontam para uma realidade promissora. “A realização dos seminários em outras cidades do Paraná é uma maneira de difundir as questões relacionadas ao comércio eletrônico e sair dos grandes centros, como Curitiba. A ideia é levar as tendências sobre compras online para o interior do Paraná, uma oportunidade ímpar para os empresários buscarem conhecimento”, avalia Marcos Uda.


Outro dado importante foi divulgado recentemente pela Juniper Research que, segundo levantamento, só este ano, o m-commerce – comércio feito por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets – vai faturar US$ 240 bilhões no mundo. “Por enquanto, este não é um meio muito utilizado no Brasil, apesar de existirem aproximadamente 16 milhões de usuários de smartphones no País”, sinaliza Marcos Uda.


O crescimento e a influência das redes sociais também são indicativos que os empresários de micro e pequenas empresas devem estar atentos, na avaliação do consultor do Sebrae/PR. “Hoje é possível montar uma empresa no Facebook, uma forma gratuita de você inserir sua loja na internet. As redes sociais mudaram significativamente o comportamento do consumidor, os limites da privacidade e das informações pessoais, os padrões de comunicação e o emprego do tempo”, avalia.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

Galeria de Fotos