Cacispar

segunda, 26 de setembro de 2011

Kielse Pressiona e Justifica Abertura Da CPI dos Pedágios

Não queremos que o Governo tenha problemas com a CPI, pelo contrário. Vamos ajudar o Governo”.

Este foi o tom do discurso realizado pelo deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB), na tarde desta terça-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa.

Kielse destacou, mais uma vez, a necessidade absoluta da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e do retorno ao status quo da licitação original, sem as alterações promovidas pelos aditivos de 2000 e 2002 que retiraram 487 quilômetros do contrato de 1997.

Para Kielse, o anúncio do governador Beto Richa, que autorizou a duplicação de um trecho de 14,4 quilômetros da BR-277, entre os municípios de Matelândia e Medianeira, é um pequeno avanço diante de toda a problemática.

“A duplicação desse trecho foi apenas reincluída, já que ele constava do contrato original e deveria estar pronto desde 2008, evitando as mais de 100 mortes que lá ocorreram.

Juntamente com ele, existem dezenas de outros trechos retirados do contrato original pelos aditivos criminosos”, apontou.

O parlamentar destacou ainda que o objetivo é transformar a comissão no mais aprofundado palco de discussões sobre o tema no Paraná.

“Já temos 29 assinaturas de colegas parlamentares, temos o parecer favorável da Procuradoria desta Casa e o apoio das principais Associações e Federações do Paraná, incluindo a Fiep, Faep, Fecomércio, ACP, Ocepar, Pró-Paraná, Faciap e Fetranspar. Este é o caminho para ajudarmos o Paraná”.

Kielse ressaltou ainda que não existe quaisquer possibilidades de acertos ou acordos com as concessionárias.

“Não é preciso dizer o quanto essa discussão e o cumprimento imediato dos contratos de 1997 são importantes para as microrregiões. Foram mais de R$ 280 milhões decepados do projeto original apenas na região de Campo Mourão, outros R$ 500 milhões na região de Maringá, R$ 250 milhões de Guarapuava, e quase R$ 1 bilhão de todo o entorno de Foz do Iguaçu. Em poucos anos, queremos ter a condição de dizer que no mínimo o contrato original foi honrado”, explicou.

Segundo o deputado, uma das principais justificativas para abertura da CPI são as denúncias já divulgadas pelo parlamentar desde o ano de 2008 e investigadas pelo Ministério Público Estadual e Federal.

Além delas, Kielse citou a ausência de relatório formal da CPI do pedágio, realizada em 2003; e a recomendação da Comissão Especial de Investigação (CEI), ocorrida em 2007.

“O relatório da CEI é bem claro quando indica a necessidade de um encontro definitivo para prestação de contas entre sociedade civil, Governo do Estado e concessionárias. É o que queremos: demonstrar a verdade, reduzir as mortes em nossos estradas e diminuir o Custo Paraná e a evasão de empresas do interior do nosso Estado.”, recordou.
Fonte: Cacispar

Galeria de Fotos