Cacispar

segunda, 21 de novembro de 2011

Pesquisa Pública Revela Hábitos de Consumo

Uma pesquisa feita pela rede escolar traçou o perfil do consumidor em Bom Sucesso do Sul, município do sudoeste do Paraná. Realizada em agosto passado, a proposta surgiu durante um encontro da governança do Programa de Desenvolvimento Municipal, com objetivo de identificar o comportamento do consumidor da cidade, seu hábito de realizar compras em lojas do município, fora da cidade, pela internet, compras de ambulantes e sua opinião sobre o varejo.

O consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini, define a pesquisa como ferramenta de planejamento para empresários e empreendedores, na tomada de decisões. "O resultado veio das famílias de Bom Sucesso do Sul. O ponto alto da pesquisa foi poder ouvir a opinião da comunidade, que apontou necessidades e pontos positivos do comércio local. Isso ajuda na tomada de decisão", considera.

Colini lembra que o questionário técnico foi repassado para professores que tiveram capacitação no Programa Educação Empreendedora, do Sebrae/PR. O corpo docente repassou em sala de aula 500 questionários que foram levados para casa pelos alunos. Do total, 336 foram validados para a tabulação e resultados.

De acordo com a pesquisa, o consumidor de Bom Sucesso do Sul se apresenta insatisfeito no que se refere à pouca variedade de produtos, preços praticados e falta de promoções. Os principais produtos não encontrados, relatados no estudo, estão na área de alimentos, higiene e limpeza, medicamentos, calçados e roupas. Para as mais de 300 famílias que responderam aos questionários, os principais aspectos que as empresas do município devem melhorar são preço, promoções, propagandas e variedade de produtos.

Os dados também apontam aspectos positivos destacados pela comunidade, como visual e organização das lojas, higiene de produtos e dos estabelecimentos, atendimento, qualidade dos produtos e espaço interno das lojas.

Segundo os entrevistados, a cidade também necessita de novos estabelecimentos comerciais e entre as indicações mais apontadas como carência estão supermercados, farmácias, postos de combustíves e lojas de calçados. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Bom Sucesso do Sul, Altemir Angelo Simonato, foi a primeira vez que um estudo envolvendo escola, famílias e comércio em geral, aconteceu em Bom Sucesso do Sul. "A pesquisa veio para ajudar a todos, independente do segmento. Para o empresário, apontou o desejo dos consumidores e serve de ferramenta para orientar a tomada de decisões e, além disso, trouxe também informações importantes para quem deseja investir na cidade", completa Altemir Simonato.

A pesquisa sobre os hábitos de consumo em Bom Sucesso do Sul também buscou identificar o comportamento do consumidor ao realizar compras fora da cidade. Bem como os principais motivos que o leva a essa prática, aspectos ligados às formas de promoções praticadas, mídias preferidas e também avaliação da estrutura do comércio local. O estudo envolveu a cidade de Bom Sucesso do Sul, onde foram entrevistadas 336 das 1.120 famílias residentes.

Um número expressivo de consumidores em Bom Sucesso do Sul demonstrou o hábito de comprar fora do município. Nove em cada dez disseram comprar fora. Pato Branco, por ser cidade-polo, é a que mais recebe consumidores de Bom Sucesso do Sul, com 51,9% dos entrevistados. Mais de 55% dos entrevistados disseram que chegam gastar metade do orçamento fora do Município, para comprar artigos de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza, seguidos por calçados e roupas. O resultado completo da pesquisa pode ser consultado no Sebrae/PR, em Pato Branco.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos