O presidente da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Luiz Carlos Peretti, prevê que a economia brasileira (Produto Interno Bruto) vai crescer de 3% a 4% em 2012 devido à realização da Copa de 2014, no país, e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Peretti acrescentou que o governo precisará continuar investindo em obras de infraestrutura para estes dois eventos, por isso as taxas de crescimento continuarão nesta faixa.
O líder empresarial acrescenta que outro fator importante para a economia nacional foi a ascenção de 40 milhões de pessoas para a classe C, com os programas dos governos de transferência de renda à população mais pobre. "Esse é um diferencial do nosso país, o fortalecimento da classe média é que sustenta a economia", comentou.
Peretti coordenou a reunião-jantar de fim de ano da Cacispar, no Restaurante Nino’s, sexta-feira, 25. O líder empresarial comentou que "é um momento de citar os principais projetos feitos e de confraternização, integração e reforçar as sinergias com o trabalho junto aos parceiros".
A Cacispar tem ampliado anualmente o número de parceiros — foram citados Amsop, Agência de Desenvolvimento, Acamsops, Fiep, Faciap, BRDE, entre outros. "Ninguém pode andar sozinho, penso que este é o caminho [das parcerias]", frisou o presidente da coordenadoria.
Peretti destacou que neste ano "nós saímos da casa" com várias ações, eventos e projetos desenvolvidos no Sudoeste. Foram destacadas a criação da ACE de Flor da Serra do Sul e a reativação da associação de Boa Esperança do Iguaçu; promoção do Programa Capacitar em quatro entidades empresariais; o Visitar, com a realização de diagnóstico, orientação e assistência em 23 associações; a implantação da Sociedade Garantidora de Crédito do Sudoeste (parceria Sicoob, Cacispar e Sicredi); e o lançamento de novos produtos e serviços pelo Sicoob.
Durante o encontro festivo houve a premiação para consultores das Aces, que se empenharam por suas entidades.
A reunião-jantar contou com a presença de diretores e funcionários das associações empresariais, que são filiadas à Cacispar, do BRDE, Agência de Desenvolvimento e Fiep.
Fonte: Jornal de Beltrão