A Megasult Consultores Associados, de Francisco Beltrão, conquistou nesta segunda-feira, dia 28, o bicampeonato estadual no MPE Brasil, prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas. No ano passado, a empresa venceu a etapa estadual na categoria de serviços em tecnologia de informação. Neste ano, o destaque veio na categoria serviços. No total, 5.700 empresas se inscreveram no Paraná. Cerca de 80% das empresas inscritas possuem um faturamento menor que R$ 240.000,00 e maioria com faixa etária acima de 50 anos.
Além da Megasult, outras cinco empresas, de outras categorias (indústria, comércio, serviços de tecnologia de informação, passagens de turismo e serviços de turismo), vai representar o Estado na fase nacional, que acontece em 23 de março de 2012. Se premiada, a empresa pode utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência mundiais.
As finalistas receberam o Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão, que reconhece organizações públicas e privadas locais adeptas das modernas práticas de gestão.
Na etapa regional, revelada na terça-feira, dia 22, em Chopinzinho, a Megasult recebeu também o prêmio destaque em responsabilidade socioambiental. Também foram para Curitiba as empresas Mello Arts Comunicação Visual, de Francisco Beltrão, a Sag Desenvolvimento, de Pato Branco, e a Da Mama Massas e Marmitas, também de Pato Branco. Mas essas empresas não alcançaram o índice mínimo para ir à fase nacional.
Gestão da Megasult
Gilmar Capra, sócio da Megasult, estava otimista para conseguir esse prêmio na semana passada. Com base na experiência do título do ano passado, em outra categoria, a empresa procurou fazer aperfeiçoamentos na gestão para tentar alcançar o índice satisfatório. "A gente sabe que a etapa nacional é muito difícil, mas nunca se sabe. Já estamos muito felizes de ter chegado até aqui", avalia.
A Megasult se inscreveu no MPE Brasil nos últimos três anos. Capra reconhece que a participação tem dado um auxílio muito grande no desenvolvimento da empresa. "Nós respondemos o questionário, recebemos o diagnóstico, tentamos colocar tudo em prática, como recomenda o Sebrae. Acho que se trata de uma ferramenta fundamental para as empresas", complementa.
Para ganhar o destaque regional em responsabilidade socioambiental, a Megasult passou a registrar todas as ações beneficentes que realiza durante o ano. "Antes a gente fazia alguma doação, ajudava alguém, mas não registrava, não fazia relatório. E o Sebrae pede que a gente faça isso." A partir daí, tudo foi catalogado. Todos os meses, cada funcionário da empresa leva um quilo de alimento e o montante é doado para alguma entidade que cuida de pessoas carentes. "Quando é frio, a gente doa agasalhos. Mas cada mês a gente faz alguma coisa neste sentido", declara Capra. No próximo mês, todos os colaboradores vão levar brinquedos para fazer o Natal das crianças carentes um pouco melhor.
Outra ação que a Megasult pratica há anos é incentivar pessoas físicas a doar 10% de seus impostos para a Ação Social. No caso de pessoa jurídica, a empresa incentiva a doar 6%. "Muitos empresários não sabem disso, mas é possível destinar parte dos impostos ao assistencialismo. Como nós temos conhecimento nesta área, ligamos para os clientes e recomendamos", afirma.
E assim vai. Sempre que pode, a empresa busca alguma forma de ajudar o próximo. "Foi assim também quando a filha de um funcionário nosso teve problemas sérios de saúde, nos reunimos e ajudamos. Outra vez o tio de um de nossos funcionários teve a sua casa queimada. Também fizemos a nossa parte. Na Megasult todo mundo tem liberdade de sugerir formas de ajudar outras pessoas", complementa Gilmar Capra.
Fonte: Jornal de Beltrão