Cacispar

terça, 06 de dezembro de 2011

Estudo traz raio-x do Emprego em Micro e Pequenas Empresas

As micro e pequenas empresas do Paraná geraram, em 2010, mais empregos que as médias e grandes empresas. Essa é uma das constatações do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010/2011, estudo divulgado nesta segunda-feira, pelo presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, em São Paulo.

No ano passado, mais de 1,9 milhão de empregos foram gerados no Paraná, dos quais 1,1 milhão por micro e pequenas empresas – indústrias com até 99 pessoas ocupadas e estabelecimentos comerciais e de serviços com até 49 postos –. As médias e grandes – que ocupam até 500 pessoas na indústria e, no máximo, 100 no comércio e serviços – criaram 787 mil empregos. Dos 1,1 milhão de empregos gerados no estado, 554,6 mil nasceram em microempresas (com até 19 pessoas ocupadas na indústria e 9 pessoas, no comércio e serviços) e 567 mil em pequenas empresas (entre 20 a 99 pessoas ocupadas, na indústria; e entre 10 e 49 pessoas ocupadas, no comércio e serviços).

"Quantitativamente, os pequenos negócios já se consolidaram como os maiores geradores de emprego. Agora, é preciso avançar na remuneração, que vem se recuperando ano após ano. Na última década, as micro e pequenas empresas brasileiras elevaram salários num ritmo três vezes maior que nas médias e grandes. Isso também pode ser observado no Paraná", destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, que acompanhou, de Curitiba, a divulgação do Anuário do Trabalho.
Fonte: Cacispar

Galeria de Fotos