cacispar

sexta, 16 de dezembro de 2011

Parque Binacional Tecnológico Elabora Planejamento de Ações para 2012

Ações e metas para 2012 foram traçadas durante o 2º Encontro de Planejamento Estratégico do Parque Tecnológico Binacional, realizado na última segunda-feira, dia 12, no escritório regional do Sebrae/PR em Pato Branco. O trabalho integra a estratégia de consolidar um projeto inédito no Mercado Comum do Sul (Mercosul), que une Pato Branco, no Paraná, e Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina.

Terça-feira, 13, um grupo de professores, empresários, consultores e pesquisadores de ambos os países participou da assinatura de convênio de intercâmbio entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, e a Universidad Nacional de Misiones (UNAM).

O projeto do parque binacional tem por objetivo a troca de experiências em inovação, com a proposta de somar resultados nos dois países, atuando em três eixos estratégicos que são a integração empresarial, o fortalecimento institucional e governamental, bem como conhecimento educação com formação.

Pato Branco possui desenvolvimento tecnológico na área de software e eletroeletrônica. Posadas, em biotecnologia e energias renováveis. O planejamento foi mediado por um técnico contratado pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Integração Transfronteiriça entre Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL), uma iniciativa do Sebrae Nacional executada pelo Sebrae/PR e que funciona em Foz do Iguaçu.

O diretor-executivo do Parque Tecnológico de Misiones (PTMI) e subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, Carlos Emilio Galián, destaca o ambiente propício nos dois países para o setor de ciência e pesquisa. "Projetamos ações não muito grandes, mas possíveis, justamente para fazer com que possamos aproveitar o ambiente propício para a inovação, o clima político favorável e a força desse grupo de trabalho no sentido de realizar ações e ainda buscar o reconhecimento dos dois países para o Parque Binacional", destaca Galián.

Uma das ações planejadas se materializou na manhã de terça-feira, 13, com a assinatura de convênio de intercâmbio entre a UTFPR, campus Pato Branco, e a Unam. O acordo possibilitará uma maior aproximação entre os países já que tanto alunos quanto professores poderão participar de atividades no Brasil e na Argentina.

A diretora da UTFPR, Tangriani Simioni Assmann, afirma que o convênio será vantajoso para ambas as instituições de ensino. "Todas as universidades precisam se internacionalizar e buscar uma melhor formação para os professores e alunos. Nossas regiões, tanto da UTFPR quanto da Unam, são parecidas, em potencialidades e nas dificuldades. Isso possibilitará uma troca mútua de informações", explica.

A expectativa é de que em breve haja alunos e professores da Unam no campus de Pato Branco, bem como alunos daqui em intercâmbio na Argentina. "Um dos nossos objetivos é aproveitar melhor nossa estrutura física e, principalmente, o que temos de melhor, que é nosso capital humano. Queremos que nossos alunos e professores desenvolvam pesquisas em conjunto e realizem um intercâmbio cultural", ressalta Tangriani.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos