Resultados e metas são apresentados na última reunião da diretoria da CACB em 2011
Na última reunião da diretoria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em 2011, realizada na quarta-feira (7), em Brasília (DF), foram apresentados o relatório da gestão 2009/2011, os resultados dos programas coordenados pela entidade e as metas para 2012. A reunião, conduzida pelo presidente José Paulo Dornelles Cairoli . detalhou as ações da CACB desenvolvidas no sentido de fortalecer o sistema associativista.
O diretor-financeiro da CACB, George Pinheiro, expôs as atividades desenvolvidas pela entidade no último biênio incluindo a eleição da nova diretoria, o trabalho de representação política, o fortalecimento do sistema confederativo, inserção internacional e os projetos em andamento. Já os coordenadores dos programas da CACB apresentaram os resultados do Empreender Competitivo Internacional, Programa de Geração de Receitas e serviços (Progerecs) e Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE).
Houve ainda a entrega da primeira edição do Prêmio Conde dos Arcos – Acesso a Justiça dedicado as experiências exitosas de Câmaras Estaduais de Mediação e Arbitragem Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual. A homenagem foi concedida pela CBMAE. Além disso, os presidentes da CACB e da Boa Vista assinaram um convênio de cinco anos para facilitar o acesso das Federações e Associações Comerciais a produtos e serviços de proteção ao crédito.
Progerecs
O coordenador do Progerecs, Luiz Antônio Bortolin, comemorou os resultados do programa em 2011. Este ano, foram emitidos 20 mil certificados digitais até outubro, o correspondente a 12% da produção nacional. Isso foi possível, segundo Bortolin, por causa da adesão ao Progercs de grandes Federações, como Rio Grande do Sul e Paraná. “Já somos a maior rede de validação do País, atrás apenas dos grandes players do mercado que são a Certisign e a Serasa”, informou. Para 2012, a meta é crescer em 100% o número de certificados emitidos.
Esse objetivo poderá ser alcançado a partir da homologação da plataforma própria da CACB por parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), prevista para acontecer até o final deste ano. Hoje, cerca de 30% dos certificados são emitidos via hotsites do sistema CACB. Por isso, acrescenta o coordenador, a integração do sistema a um portal da CACB vai facilitar o acesso ao serviço. Outra frente de atuação do programa é a cooperação internacional. A CACB apresentou um modelo brasileiro de certificado de origem em reunião, na semana passada, da Federação Mundial de Câmaras (ICC, na sigla em inglês), em Oslo (Noruega), e a expectativa é expor propostas concretas no próximo encontro que será realizado em janeiro de 2012, em Bruxelas, que ficariam disponíveis para câmaras internacionais de comércio.
Empreender
Dos 97 projetos aprovados do Empreender Competitivo, 59 estão em andamento, de acordo com o coordenador do programa, Carlos Alberto Rezende. Dos R$ 10,2 milhões liberados, R$ 9,4 milhões estão sendo executados nos projetos. Santa Catarina está com 50% do valor total, com 4,7 milhões, seguida do Paraná (R$ 1,6 milhão), e Rio Grande do Norte (R$ 600 mil). “Vamos executar 82% do valor do convênio previsto para este ano que é de R$ 12 milhões”, explica Rezende. Atualmente, os projetos do Empreender estão em 14 estados, 60 municípios e envolvem 517 ações para 2,3 mil empresas.
Para monitorar e avaliar o andamento dos projetos, a equipe do Empreender faz visitas, avaliações via sistema informatizado e por telefone. O estado mais avançado, destaca o coordenador do Empreender, é Pará que tem dois projetos e 100% das ações em dia. Paraíba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais também foram mencionados pelo bom desempenho. O Empreender Competitivo tem validade até o segundo semestre de 2012, porém, Rezende explica que está em estudo um novo programa que terá foco em determinados segmentos que hoje não tem mostrado resultado, como a geração de emprego e adoção de novas tecnologias. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae e tem, ao todo, R$ 13,7 milhões, até agosto de 2012.
Área internacional
O Empreender Internacional, em dois anos, já firmou projetos de cooperação internacional com 15 países, como México, Honduras, África do Sul, Costa do Marfim e Guatemala. No período, nove consultores da CACB atuaram nesses países e a CACB trabalhou com a organização de missões, projetos de captação de recursos da comunidade europeia e a formação de consultores. Outro projeto da área internacional em andamento é a disseminação da metodologia dos Núcleos Setoriais em países da América do Sul. Com duração de 28 meses, o projeto vai atuar com entidades representativas de micro e pequenas empresas dessas nações. O convênio em parceria com o Sebrae terá o investimento de R$ 2,7 milhões e foi assinado durante o 20º Congresso da CACB, realizado em Salvador, em agosto deste ano.
Outras ações da área internacional que também tiveram destaque na gestão 2009/2011 foram: ampliação do corpo técnico, intercâmbio com entidades internacionais correlatas e a maior participação em Fóruns e Feiras Internacionais. Um exemplo foi a atuação da CACB durante o 7º Congresso Mundial de Câmaras (ICC). Além de contar com um estande no centro de Exposições, a entidade teve a participação do presidente José Paulo Dornelles Cairoli em um dos painéis, onde falou das oportunidades para a América Latina.
Ainda como parte da reestruturação do departamento internacional, a CACB renovou no dia 28 de novembro, o convênio com a alemã BFZ (Centro de Formação da Baviera). O novo contrato prevê um aporte de 700 mil euros que serão distribuídos nos próximos três anos. Entre os compromissos da CACB na nova parceria estão o investimento em capacitação, uma maior participação em projetos de cooperação internacional (como os propostos em editais da União Européia) e uma ampliação dos serviços que viabilizem a autossustentabilidade da entidade. As atividades já começaram com a realização de cursos de capacitação e ampliação do corpo técnico.
CBMAE
Durante os anos 2010 e 2011, a Câmara Brasileira de Medicação e Arbitragem (CBMAE), ligada à CACB, apoiou a criação de 16 Câmaras de Mediação e Arbitragem nos estados totalizando 54, além da reestruturação de outras cinco. Também foi autorizada a instalação de 22 Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs), 15 deles serão inaugurados em Minas Gerais até a primeira quinzena de dezembro. A CBMAE também desenvolveu o manual de padronização para implantação em 26 câmaras. “Todas serão certificadas e padronizadas pela CACB”, informa o coordenador do CBMAE, Valério Figueiredo.
No período de atuação da Câmara, também foi realizado um workshop com o Conselho Nacional de Justiça, participação na Segunda Semana de Conciliação de 28 de novembro e 2 de dezembro, os mutirões da conciliação e o Prêmio Conde dos Arcos. Além disso, houve o aprimoramento de cursos de mediação e arbitragem e desenvolvimento dos cursos de negociação e mediação empresarial e de vídeo aulas. O convênio que abarca as ações da CBMAE foi realizado em parceria com o Sebrae e teve o total de R$ 6,3 milhões.
Para 2012, a meta é criar 20 novos PACEs e Câmaras; realizar dois mutirões de conciliação empresarial; estreitamento da relação com o CNJ e consolidação da participação na Semana Nacional da Conciliação; implantação do modelo de certificação nas câmaras. Também será desafio no próximo ano a realização doa 2ª edição do prêmio Conde dos Arcos, a criação do curso de especialização em Conciliação, Mediação e Arbitragem e o treinamento de três mil pessoas. Para desenvolver essas ações serão aplicados cerca de R$ 4 milhões.
Fonte: Imprensa CACB