Disseminar a metodologia do Capacitar para outros estados do Brasil e países da América Latina. Com este objetivo, a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), o Sebrae CDT e o BFZ da Alemanha (Associações Empresariais da Baviera), com o apoio da Faciap, realizaram, no final de fevereiro, o treinamento Capacitação de Multiplicadores da Metodologia do Capacitar, em Curitiba.
O instrutor do evento e consultor do programa Capacitar da Faciap, Paulo Cesar Ferreira, destaca que “o evento é importante para o Brasil, por se tratar de uma metodologia desenvolvida e aplicada com bastante êxito aqui e por poder transferi-la a outros países do Mercosul, apoiando a competitividade na região da fronteira. É importante para a Faciap, pois ela é uma entidade pioneira na aplicação da metodologia e sempre servirá como modelo de sucesso”.
A capacitação trabalhou conceitos e exercícios práticos sobre cultura associativista, desenvolvimento local, responsabilidade social e ambiental, prestação de serviços e gestão, além de visitas a Associações Comerciais que já participaram do programa, como Araucária e Ponta Grossa. “Tendo o Capacitar como um programa referência na profissionalização de entidades empresariais, surgiu a ideia de disseminar esta metodologia, através de um convênio de cooperação entre Sebrae, CACB e BFZ da Alemanha”, explica o instrutor.
Com a intensificação dos negócios na fronteira, o Brasil está buscando melhorar o relacionamento com os países vizinhos. Referência na América Latina em atender empresários de micro e pequenas empresas, o Sebrae do Brasil criou o Sebrae CDT-AL (Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina), instalado em Foz do Iguaçu, que atua como instrumento de integração do Sistema Sebrae no desenvolvimento de projetos além das fronteiras, capacitando e transferindo tecnologias.
Capacitar
O Capacitar é um programa de excelência em gestão que está sendo implantado sistematicamente nas Associações Comerciais do Paraná com o objetivo de estruturar e fortalecer essas entidades para que elas tenham ainda mais representatividade e força em suas regiões.
A metodologia do Capacitar é implantada em etapas e todo o trabalho é coordenado pelos consultores regionais da Faciap. Este programa causa um grande impacto na Associação, pois o planejamento estratégico e financeiro resulta em um conjunto de instrumentos gerenciais para que essas entidades possam ter maior controle de seus serviços, oferecendo um atendimento ainda mais eficaz para os empresários de suas cidades.
Fonte: A capacitação trabalhou conceitos e exercícios práticos sobre cultura associativista