Os resultados do exercício 2011 da cooperativa de crédito Sicoob Vale do Iguaçu, com sede em Dois Vizinhos, foram apresentado aos associados e diretores na noite de sexta-feira, 16, com ar de vitória. Metas superadas e índices de crescimento excelentes agradaram os cerca de 300 participantes que acompanharam a assembléia geral ordinária, realizada no Centro de Eventos Chaplin.
No relatório de prestação de contas entregue aos participantes, a mensagem do presidente Luiz José Bonaldo deixou ainda mais explícita a satisfação do trabalho realizado no ano passado. "Com um bom nível de profissionalização, pautada em um planejamento estratégico eficiente e atento às dificuldades mundiais, foi possível atingir o excelente crescimento de 43,35% no volume de recursos administrados pela nossa cooperativa."
O bom andamento das atividades também tem atraído cada vez mais pessoas dispostas a experimentar o mundo do cooperativismo. O número de cooperados cresceu 11,7% em apenas um ano, passando de 4.490, em 2010, para 5.013 em 2011.
O balanço patrimonial e os demonstrativos do ano foram assinados pelo presidente da diretoria executiva, Cleverson Aléssio da Silva, pelo diretor administrativo e financeiro, Jucemar Bragatto, e pela contadora Cláudia Chiaralo Justini.
Ainda durante a assembléia, ocorreu a eleição do novo Conselho de Administração da cooperativa. Os novos membros são os seguintes: Luiz José Bonaldo, Robson Tedesco, Gilmar Paulo Tomasson, Cleverson Aléssio da Silva, Albari de Almeida, Sidnei Battistela, Vanderlei Copini, Luiz Carlos Peretti e Evandro Cecato.
2012: ano das cooperativas
Durante a assembléia e também no relatório anual, o presidente destacou a importância da consolidação do cooperativismo para o desenvolvimento da comunidade. "A sociedade de nossa região começa a sentir com mais intensidade as ações econômicas e sociais promovidas por nossa cooperativa. É preciso entender que a cooperativa é uma sociedade onde pessoas se unem para atuar de forma solidária, na viabilização dos negócios que desenvolvem."
Bonaldo ainda frisou a declaração da Organização das Ações Unidas (ONU), elegendo 2012 com o Ano Internacional das Cooperativas. "Isso ocorre num claro reconhecimento da importância do cooperativismo para a viabilidade das atividades de milhões de pessoas."
Fonte: Jornal de Beltrão