Cacispar

sexta, 23 de março de 2012

Encontro Debateu os Impactos da Tecnologia Biométrica

Estudantes, lideranças, empresários e investidores lotaram o auditório Ildo Nicaretta, da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv), na noite de quinta-feira, 15, durante o 1º Encontro sobre Tecnologia Biométrica do Sudoeste do Paraná. Na mesma ocasião, ocorreu a assinatura do protocolo de intenção de instalação de empresas do setor no município, firmado entre a administração de Dois Vizinhos e a empresa Griaule Biometrics, de Campinas, SP, que trabalha na área de biometria.

Um dos objetivos do encontro foi debater os impactos da tecnologia biométrica no dia a dia, os desdobramentos econômicos e as oportunidades para a cadeia produtiva de software. "O Estado do Paraná tem perfeitas condições de atrair empresas na área de tecnologia e a biometria é o sistema de identificação do futuro. Este é o momento para discutirmos o assunto e preparar nossos empresários para que possam investir nesta área", afirmou o secretário para Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, Edson Casagrande.

Segundo o secretário, a tecnologia pode ser utilizada em todos os campos de identificação e adotada por órgãos como o Detran e a Justiça Eleitoral. A tecnologia biométrica usa informações provenientes da impressão digital, relevo do rosto, estrutura da íris, desenho das mãos, mapa das veias sanguíneas, análise da voz e reconhecimento da grafia e de digitação. Em seu estágio mais avançado, chega a interpretar padrões de movimento, odor e até o formato das orelhas.

O pesquisador chefe da empresa Griaule Biometrics, sediada em Campinas, São Paulo, e com filial no Vale do Silício, na Califórnia, EUA, Iron Daher, também esteve presente para uma explanação. A empresa estará se instalando em Dois Vizinhos nos próximos dias, com apoio da administração e do governo do Estado. O prefeito Zezinho Ramuski (PSDB) destacou que o investimento tem grande importância para o município e região.

Durante a assinatura do protocolo, esteve presente a deputada Rose Litro (PSDB), que junto com o secretário Casagrande, garantiram o apoio do governo no projeto, bem como a possível contratação dos serviços da empresa para desenvolver programas biométricos na área da segurança pública.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos