Iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento local, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa
Empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, ganharam um espaço próprio para buscar orientações sobre formalização, gestão e capacitações. A Sala do Empreendedor, inaugurada no final da tarde desta quinta-feira, dia 22, atende a uma das premissas do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Na oportunidade, também foi lançado o Programa Cidade Empreendedora, para auxiliar na regulamentação e aplicação da Lei Geral.
A Sala do Empreendedor, instalada junto à Agência do Trabalhador, é resultado da parceria entre o Sebrae/PR, Prefeitura de Francisco Beltrão, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, o Sebrae/PR e o Comitê Gestor da Lei Geral Municipal.
“Os empreendedores ganham o espaço, porque existe um ambiente propício para o crescimento. Esta parceria em Francisco Beltrão renderá muitos frutos em favor do desenvolvimento por meio do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas. Com o Programa Cidade Empreendedora, damos o segundo passo depois da criação da Lei Geral, que é implantá-la na prática”, destaca o gerente regional do Sebrae/PR, no sudoeste, Joailson Antonio Agostinho.
O Sebrae/PR, conforme explica o gerente, vai atuar na orientação e capacitação dos empreendedores formais e informais, a fim de criar um ambiente legal e favorável aos pequenos negócios e ao desenvolvimento. “Temos alguns pontos já definidos para atuarmos, como o acesso ao mercado, formalização, inovação, compras governamentais e acesso a crédito, que serão trabalhados dentro da proposta de criação deste ambiente de desenvolvimento”, aponta Joailson.
Para o prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, o lançamento do Programa e a instalação da Sala do Empreendedor vêm para dar melhores condições ao crescimento das micro e pequenas empresas locais. “Temos agora um programa e um local para atender especificamente os micro e pequenos e os empreendedores informais, com o propósito de ajudá-los a se desenvolver, atendendo suas demandas e limitações ”, enfatiza.
Reichembach contextualizou a importância das micro e pequenas empresas apontando a participação na economia do município. “As maiores empresas que hoje temos em Francisco Beltrão começaram pequenas. Por isso, temos que apostar nelas para que possam crescer e participar do desenvolvimento do Município. Além disso, as micro e pequenas empresas somam um força importante na geração de emprego e riqueza em todo o País”, analisa o prefeito.
O Programa
O Programa Cidade Empreendedora foi criado para promover o desenvolvimento social e econômico por meio do fortalecimento das atividades empresariais dos municípios. O Cidade Empreendedora tem metodologia própria para avaliar o ambiente institucional dos municípios.
Pelo modelo, agentes de desenvolvimento, indicados pelas prefeituras, são capacitados pelo Sebrae/PR, para conduzir o andamento da proposta e a implantação das ações com foco em melhorias. Os agentes complementam o trabalho de comitês gestores, formados por representantes do poder público, de entidades empresariais e de instituições de apoio ao desenvolvimento dos municípios.
Fonte: Jornal Novo Tempo