Em junho, 25 empresas de Pato Branco iniciam a participação no Varejo Mais, que tem como objetivo o aumento da competitividade por meio da profissionalização da gestão e desenvolvimento das pessoas. O programa, do Sistema Fecomércio/PR e Sebrae/PR, foi apresentado dia 30 de maio ao grupo de empresários que, até novembro, irá participar dos módulos.
O Sindicomércio e a Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Acepb) são parceiros locais. No lançamento, Osmar Dalquano Júnior, coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, realizou a palestra "Tendências do Comércio Varejista", trouxe informações sobre o momento econômico do Brasil e levou os presentes a refletirem sobre como seus empreendimentos estão se adaptando à nova realidade.
Dalquano falou das tendências do mercado e das transformações recentes que ocorreram no varejo, observadas nas missões do comércio, outro projeto com parceria entre Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR. "A intenção é levar aos empresários as práticas inovadoras de varejo em outras cidades. Este ano, visitamos uma das maiores feiras norte-americanas de varejo, a NRF (National Retail Federation), o maior ´termômetro´ do varejo no mundo. Lá, vimos muitas coisas interessantes acontecendo nas principais grandes redes e que chegarão às pequenas empresas. Podem demorar um ano ou dois anos, mas terão impacto também nas pequenas empresas brasileiras", afirmou Dalquano.
O coordenador acrescentou que o programa terá encerramento em novembro, com as empresas prontas para vender bem no Natal: "Em dezembro, as empresas estarão com perspectivas inovadoras, para oferecer algo de maior valor para seus clientes e aumentar as vendas. Esse é um dos focos do Varejo Mais: aumentar vendas".
Desenvolvimento
O presidente do Sindicomércio, Nilo Garbin, destacou as virtudes do projeto resgatando o Programa de Desenvolvimento do Comércio Varejista, realizado em 2005 em Pato Branco pelo sindicato, Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, e que foi o embrião do Varejo Mais. "Há sete anos, já tínhamos a intenção de capacitar e fortalecer as empresas de Pato Branco. Os objetivos do programa de desenvolvimento continuam no Varejo Mais, que é uma grande oportunidade para as pequenas empresas encontrarem caminhos melhores, com orientações importantes sobre gestão, atendimento e muito mais", ressaltou Garbin.
O empresário e presidente da Acepb, Jair Divino dos Santos, participou do programa em duas oportunidades e, por isso, recomenda-o. "O Varejo tem um pacote completo que ajuda a empresa em muitos aspectos. No planejamento, na gestão, melhoria do layout e também na preparação da equipe", testemunhou.
Fonte: Jornal de Beltrão