A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) continua reivindicando benefícios para seus associados e a comunidade beltronense. Somente na semana passada foram realizados dois eventos com este objetivo.
O primeiro, com participação também do Condef (Conselho de Desenvolvimento de Francisco Beltrão), foi com a coordenação estadual do Conselho Regional de Farmácias, representado pela presidente do CRF, Marissol Domingues Muro, e a coordenadora do Núcleo de farmácias da Acefb, Leonice Zanette. A reivindicação, apresentada através dos presidentes Antônio Pedron (Acefb) e Eocídio Biavatti (Condef), é para que seja instalada em Francisco Beltrão uma sucursal ou uma delegacia do CRF.
A argumentação apresentada à coordenação estadual é que, além dos profissionais que atuam na região, o Sudoeste possui cursos de Farmácia em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas. E hoje todo o procedimento técnico é feito em Cascavel.
Na tarde de sexta-feira também teve uma reunião com professores do campus da Unioeste e a coordenação do Projeto Central de Atendimento aos vestibulandos do curso de medicina.
O total de 4.800 candidatos inscritos, mesmo não contando com os que residem em Beltrão e cidades próximas, projeta um público que a rede hoteleira não irá comportar. Segundo a coordenadora Edna Mara Faust, muitos vestibulantes vêm acompanhados e isso eleva a estimativa de duas mil pessoas com necessidade de hospedagem. Para essas, já havia perto de 500 que serão recebidas por moradores de Francisco Beltrão mas, segundo Edna, é preciso quadruplicar esse número, ou seja, cerca de 2.000 pessoas vão precisar de hospedagem além dos hotéis.
Todas as pessoas que dispõem de lugar em suas residências e queiram hospedar vestibulandos podem se inscrever através do site medicina 2012.ceicom.com.br
Exame da OAB em Beltrão
Outra reivindicação da Acefb é a realização do exame da OAB também em Francisco Beltrão. Atualmente, é realizado somente em Pato Branco, duas vezes ao ano. A Acefb quer que seja dividido, uma vez em Pato Branco e uma vez em Francisco Beltrão. Uma justificativa é que Beltrão tem três cursos de direito (Cesul, Unipar e Unioeste) e mais um da Unisep de Dois Vizinhos. Ofício neste sentido foi enviado à OAB, através do presidente da Subseção de Francisco Beltrão, Hermes Rathier.
Fonte: Jornal de Beltrão