A força feminina perante os negócios é um dos destaques da Convenção Faciap
Os Conselhos da Mulher Empresária são importante fonte de disseminação do associativismo. Atualmente, no estado, 94 Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) contam com o órgão, que é gerido pelo CEME – Conselho Estadual da Mulher da Empresária da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná.
De acordo com a presidente do CEME, Maria Salette Rodrigues de Melo, a criação de novos Conselhos municipais e manutenção dos já existentes é essencial para a qualificação e integração das empresárias em todo o estado. “Contamos com uma forte representatividade em todo o Paraná e queremos chegar ainda mais longe com a força da mulher empresária”, destaca.
No próximo dia 2 de outubro, as mulheres serão destaque na programação da XXII Convenção da Faciap, com o painel de integração que apresentará cases de sucesso entre as participantes.
A diretora da Associação Comercial e Industrial de Juruaia, em Minas Gerais (Aciju), Rosana Marques, irá apresentar o polo de lingerie que se instalou na cidade de 10 mil habitantes e hoje possui reconhecimento nacional e internacional. “A própria história da Associação tem muito da mulher empresária”, conta.
A Acimacar – Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, levará à Convenção o sucesso do Prêmio Mulher Rondonense em Destaque, que acontece todo ano e mobiliza todo o município, além de trazer amplo reconhecimento às vencedoras.
Em Missal, uma ação promovida durante o período da Páscoa despertou o interesse de todo o município. A diretora auxiliar do Conselho da Mulher da Acimi – Associação Comercial e Empresarial de Missal, Alice Follmann é quem irá apresentar o case. “Neste projeto, foi feita a arrecadação de sucata para confecção de decoração de páscoa. Muitos empresários aderiram e colocaram a decoração na frente de suas lojas, além da Avenida Principal. A ação foi um verdadeiro sucesso, com repercussão em toda a cidade e também na mídia”, relata Alice.
O palestrante Amauri Crozarioli irá abordar a importância da presença dos Conselhos dentro das ACEs. “Com a participação feminina, algumas características começam a formar uma nova mentalidade dentro das entidades, se tornando um divisor de estruturas”, afirmou. Entre essas características, segundo ele, estão o relacionamento, a cooperação, a inovação, o preparo e a comunicação. “Para que se faça e se promova o crescimento no meio feminino, é necessário associar mais, divulgar mais e nas ações onde a mulher se faz presente o resultado é notório. A mulher preparada é motivada, e unida ao associativismo tem a capacidade de mudar a sociedade”, finalizou.
Fonte: Faciap