Sistema é hoje utilizado em 219 entidades, representando 87% do total das ACEs nos estado do Paraná
No início deste ano, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná criou a Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF). E o sucesso do próprio Banco de Dados Estadual, implantado a partir de convênios com o SPC Brasil e Serasa Experian, veio rápido e hoje é utilizado em 219 entidades, representando 87% do total das ACEs do estado.
Para debater esse assunto, participaram na manhã desta terça-feira (02), da plenária “Sustentabilidade de Produtos e Serviços do Sistema da Faciap”, o presidente da Faciap, Rainer Zielasko; Márcio José Vieira, superintendente da Faciap; Edson de Araújo Filho, coordenador da BCF; Khaled Nakka, vice-presidente para Assuntos de Novos Serviços da Faciap; Ardson Lelis Costa e Silva, executivo da ACITEL; Marcel Sarturi, executivo da ACIT; e o superintendente da Serasa Experian, Rafael Pebè.
“O ponto forte do BCF é que é um produto com dois bureau (SPC e Serasa) e é, hoje, o melhor produto do mercado”, destacou Marcel Sarturi, executivo da ACIT. Já Edson de Araújo Filho, coordenador da BCF, lembrou que o sistema já está instalado em todas as regiões do estado. “Esse é um trabalho que, com certeza, vai render ainda muitos trunfos para as entidades”, acredita.
Para o superintendente da Serasa Experian, Rafael Pebè, a criação do BCF foi, acima de tudo, um ato de coragem do presidente da Faciap, Rainer Zielasko e das ACEs. “Num espaço tão curto de tempo vocês tiveram a coragem de fazer essa mudança. E o Serasa tem, sim, o interesse legítimo de apoiar o BCF, pois o sucesso de um é o sucesso de outro”, enfatizou.
Vivo Aqui, Compro Aqui
Outro projeto de sucesso da Faciap em parceria com as ACEs é o “Vivo Aqui, Compro Aqui”, que vem mudando a forma de fazer ações promocionais no comércio paranaense. “O programa possibilita identificar o perfil dos clientes e, acima de tudo, proporciona um serviço de assessoria prestado pelas ACEs aos empresários como uma ferramenta estratégica de banco de dados”, explicou Márcio José Vieira, superintendente da Faciap.
Ardson Lelis Costa e Silva, executivo da ACITEL, ressaltou, também, que as promoções pontuais de final de ano, por exemplo, já não estão surtindo tanto efeito, e que essa nova promoção gera possibilidades de o cliente escolher a forma como quer participar. “Além disso, o empresário ganha uma base de dados com estatísticas dos clientes como faixa etária, gênero, natureza do consumo, entre outras”, comentou.
Novos conselheiros
Durante o evento foi empossado, também, os novos conselheiros da BCF. Confira os nomes:
Conselho Gestor:
Silvia Flores (Andirá)
Rogério Luis Juhn (Irati)
Arquimedes Anastácio (Paranaguá)
Carlos do Valle (Araucária)
Elói Mamcasz (Guarapuava)
Sérgio Leopoldo (Ponta Grossa)
Adriano Degaspari Salvador (Telêmaco Borba)
Anderson Roberto Batista (Tapejara)
Marco Tadeu Barbosa (Maringá)
Antonio Manoel Marques Ferreira (Ivaiporã)
Flávio Balan (Londrina)
Jayme Leonel (Apucarana)
Ivan Marcelo Chiroli (Campo Mourão)
Blademir Sergio Martinelli (Pato Branco)
Laurete Gaio Beal (Dois Vizinhos)
Leopoldo Nestor Furlan (Cascavel)
Edésio Agostinho Reichert (Toledo)
Reni Temp (Foz do Iguaçu)
Luciano Cremonese (Marechal Cândido Rondon)
Conselho Técnico:
Simone dos Anjos (Irati)
Aguinaldo de Araújo (Paranaguá)
Andrea Gondek (Araucária)
Priscila Dias Weber (Ponta Grossa)
Ardsson Lelis Costa e Silva (Telêmaco Borba)
Lúcio Azevedo de Almeida (Maringá)
Rosana de Souza Pagé (Ivaiporã)
Claudia Motta Pechin (Londrina)
Simone Fidelis (Apucarana)
Marta P. Kaiser (Campo Mourão)
Carlos Fumagalli (Pato Branco)
Ricardo Furlan (Cascavel)
Marcel Surtari (Toledo)
Dimas Bragagnolo (Foz do Iguaçu)
Ida Lorena Roehrs/Eduardo Berndt (Marechal Cândido Rondon)
Fonte: Imprensa Faciap