Capacitar

quarta, 06 de junho de 2012

Associações participam do Programa Capacitar

As Associações Comerciais e Empresariais (ACE) do Sudoeste, participaram nos dias 01 e 02/06 do Programa Capacitar, em Francisco Beltrão, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). Diretores e executivos das entidades receberam o treinamento no auditório do Francisco Beltrão Palace Hotel. Os presidentes foram recebidos no Sebrae que também é parceiro, juntamente com a Cacispar (associações do Sudoeste).

A proposta do programa é melhorar a competitividade nos municípios. O programa Capacitar já é aplicado em estados do Nordeste do país e em Minas Gerais. No Paraná, o programa é usado desde 2009. A metodologia foi desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento das Organizações do Brasil (IDO). Segundo o consultor Paulo Cesar Ferreira, a ideia tem apresentado bons resultados. "Não é novo, é algo que já foi experimentado em outros estados e vem dando certo", comenta Paulo que trabalha com outro consultor, Andréias Dohle. Das 289 associações do Paraná, 100 delas já adotaram a metodologia do programa Capacitar.

Conforme Paulo, quatro áreas são desenvolvidas com os diretores, executivos e presidentes de associações comerciais: prestação de serviços, desenvolvimento local, desenvolvimento da cultura associativista e gestão própria da entidade. "As associações precisam atrair os empresários para que trabalhem juntos e consigam redução de custo e melhoria da competitividade", incentiva o consultor. "A federação trabalha nos territórios da cidadania que apresentam menor Índice de Desenvolvimento Humano, para atender os empresários e as micros e pequenas empresas para saírem do isolamento e terem competitividade", diz. "As cidades podem ser empreendedoras e melhorarem sua economia local. E quando falamos disso estamos falando de mais emprego e renda pra população", complementa o consultor Paulo. As palestras do programa se estenderam durante todo o dia de sabádo, apenas com um intervalo para almoço. Eles debateram temas como Cultura associativista, Gestão da ACE a partir das perspectivas do Balanced Scorecard e Desenvolvimento Organizacional da ACE.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos