CARTA SUDOESTE 2018

quinta, 23 de agosto de 2018

ENTIDADES APROVEITAM PERÍODO ELEITORAL PARA REFORÇAR PEDIDO POR MELHORES RODOVIAS

As seis instituições que trabalharam na elaboração da Carta do Sudoeste também estão encabeçando uma campanha para mobilizar a sociedade sobre a necessidade de melhoria das estradas da região. A campanha SOS Rodovias começou a circular nesta semana em outdoors espalhados em vários pontos e pretende chamar a atenção dos eleitores para o compromisso dos candidatos com a modernização das principais vias do Sudoeste. 
“A questão da melhoria das rodovias é hoje uma das principais necessidades da nossa região, e como estamos vivenciando o período eleitoral, queremos colocar este tema em pauta, ter o compromisso dos candidatos e a atenção dos eleitores”, explica o presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Santa Izabel do Oeste, Moacir Fiamoncini. (PSDB). 
Inicialmente, outdoors foram instalados no Corredor Sudoeste, principal via da região e que liga Realeza a Palmas. Ao longo do período eleitoral, mais placas devem ser instaladas em outros pontos considerados estratégicos e em parceria com empresas e instituições, além de postagens em redes sociais e material impresso. As mensagens cobram melhorias e pedem o comprometimento dos candidatos com a questão. 
Na Carta do Sudoeste, o principal pedido também é pela modernização da malha viária, especialmente a recuperação do Corredor Sudoeste. O documento, que será entregue aos candidatos, também contempla melhorias no chamado Corredor da Produção Avícola, que liga Capanema a Chopinzinho.

Dois momentos
A questão das rodovias teve dois momentos importantes nos últimos anos: em 2011, quando a Agência de Desenvolvimento e a Amsop (com outras entidades) concluíram um plano de revitalização das rodovias, com metas a curto, médio e longo prazos; outro momento foram as audiências públicas realizadas em 2016 em Beltrão e Pato Branco.

Entidades envolvidas
Além da Amsop, integram a campanha o Irdes (Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social), Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Sudoeste), Agência de Desenvolvimento Regional, Grupo Gestor do Território e Acamsop, que representa as câmaras de vereadores da região. O conceito e a produção da campanha foram elaborados pela Fadep (Faculdade de Pato Branco).

Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos