Conselho de executivos trabalha pelo desenvolvimento sustentável das associações empresariais da região Sudoeste
quarta, 21 de setembro de 2022
Ações do Copes estão alinhadas com a Cacispar, para o fortalecimento do empresariado por meio das entidades
Uma vez por mês, executivos de associações empresariais participam de encontros do Conselho Permanente de Executivos do Sudoeste (Copes). Vinculado à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), a ação integra o projeto Copes 2.0, iniciado no final de 2021. A metodologia começou com a apresentação dos portfólios de serviços de cada ACE, para depois, criar um ambiente favorável para novos vínculos e parcerias. O trabalho dos executivos também busca fortalecer e/ou implantar novos serviços, além de auxiliar a Cacispar na realização de eventos, como a Convenção Anual.
Clayton Silva, gestor executivo da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e atual coordenador do Copes explica que, neste ano, muitas pautas estiveram relacionadas com o Programa de Certificação em Gestão da Faciap (PCGF). Promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, o programa objetiva alavancar o desempenho organizacional das entidades do Sistema Faciap, por meio da melhoria de processos e da implantação de ferramentas de boas práticas de gestão, para que se tornem sustentáveis e gerem valor para seus associados e para a comunidade em que estão inseridas.
“A intenção é elevar todas as ACEs ao mesmo nível, segundo o mapeamento feito pela Faciap e pelo Sebrae (parceiro no PCGF). Também temos como objetivo promover a integração entre as entidades, com o compartilhamento de experiências, produtos e serviços”, explica Clayton.
A metodologia do Copes tem abordado sete pilares: finanças; pessoas; clientes/associados; benefícios; cultura associativa; processos internos; e desenvolvimento local. A ideia é que as melhorias possam ser aplicadas ao longo do projeto, que vai até dezembro deste ano, procurando desenvolver as entidades e a economia regional.
O Copes 2.0 conta ainda com a participação da consultora Marina Casali, pelo Programa Comercial Faciap/Cacispar, que tem o apoio da Cresol, seja na estruturação dos treinamentos ou na identificação de boas práticas de uma entidade que podem ser replicadas em outras.
“Cada encontro tem um tema, com explanação inicial, forma conceitual de como promover o desenvolvimento local e a cultura associativista, como gestão de finanças e RH. Depois, são apresentados casos de sucesso, que motivam ações e reações”, detalha Marina Casali.
Atualmente, 22 das 36 associações empresariais da região Sudoeste participam com seus executivos das ações do Copes 2.0. As reuniões são itinerantes: em outubro, em Santa Izabel do Oeste; no mês de novembro, em Realeza. O encerramento das atividades de 2022 será em dezembro, com confraternização.
Cacispar
A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) tem como missão fortalecer as associações empresariais do sudoeste do Paraná, promovendo o associativismo e fomentando o desenvolvimento econômico, social e cultural.
Contato para a imprensa:
Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Galeria de Fotos