As dez empresas e projetos que estão incubados na Pato Branco Tecnopole (no bairro Bortot) e mais as incubadas em funcionamento próximo à UTFPR vão ganhar um impulso com uma consultoria que será prestada por profissionais do Sebrae-PR. A iniciativa vai propiciar a preparação por completo ou contribuição para que os projetos e as empresas possam ter facilidade em atuar em vários campos e, com isso, agilizar seu desenvolvimento.
A consultoria vai trabalhar desde o campo empreendedor, com cursos voltados à administração, marketing, gestão de pessoas, gestão ambiental, gestão de qualidade e como captar recursos e inovação até áreas específicas, como jurídica e de mercado. Ainda será disponibilizada consultoria na área contábil através de empresa terceirizada. Serão praticamente 600 horas de cursos, aplicadas em até dois anos.
Estímulo ao desenvolvimento
O gerente-regional do Sebrae, Joailson Agostinho, comenta do retorno da parceria desde o início do desenvolvimento do setor na cidade e dos reflexos que isso está oportunizando para a região. "Para nós, é gratificante retomar essa assistência às incubadoras iniciada há 10 ou 12 anos e que obteve sucesso. Mesmo com a interrupção desse trabalho em determinado momento, restaram várias empresas que estão aí atuando no mercado de reconhecimento até internacional. Agora, é uma nova fase com novos incentivos que vem a fortalecer a vocação que Pato Branco criou e isso, em minha opinião, não muda mais", aposta Joailson.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Pato Branco, Júlio César Lattmann, ressalta os benefícios da consultoria e as garantias da seriedade do trabalho do Sebrae. "O Sebrae terá um papel de suma importância, por se tratar de um projeto a longo prazo, e a opção em contratar o Sebrae se deu em especial pela estabilidade e sustentabilidade que a parceria vai proporcionar. Vejo de fundamental importância a consultoria, que será modelo para a região", comentou Lattmann, salientando que só falta a liberação dos recursos por parte do Ministério da Ciência e Tecnologia, e que isso deve acontecer até julho.
O advogado da Pato Branco Tecnopole, Andre Hamera, reitera os benefícios que a consultoria vai proporcionar: "Vejo como uma iniciativa que vai preparar ainda mais essas empresas para desenvolver seus projetos com segurança e com suporte para ganhar espaço no mercado. Sem dúvida que as incubadas vão ganhar um grande impulso com a consultoria".
Fonte: Jornal de Beltrão