Consultório Econômico

quarta, 17 de agosto de 2011

EnTenda Economia da Unioeste prestou esclarecimentos para a população no Calçadão

Para celebrar o Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto, alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da Unioeste de Francisco Beltrão montaram uma espécie de consultório econômico em pleno calçadão, no último sábado, 13. O EnTenda Economia foi proposto pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e lá, além de divulgar o curso, os profissionais e acadêmicos falavam sobre taxas de juros, cartões de crédito, cheque especial, endividamento e outras situações que assombram muitos brasileiros.

"Para comemorar os 60 anos de regulamentação da nossa profissão está acontecendo esse evento em diversas cidades do Paraná. Assim, comemoramos e mostramos para a população informações sobre os mais diversos temas", conta o professor José Maria Ramos, economista e diretor da Unioeste.

Os alunos e professores procuraram, também, esclarecer sobre quais são as melhores formas de reduzir despesas. "Tirando gastos que consideramos desnecessários, as pessoas melhoram consideravelmente o orçamento. Temos que conscientizar a todos que só se pode gastar o que não comprometa o salário", completa.

O economista comenta que o trabalho é importante para o aluno ter contato com a comunidade. "Eles vão passar por isso depois que saírem da universidade. Aqui, conseguimos divulgar o curso e os nossos acadêmicos conhecem essa nova sociedade, principalmente na questão do endividamento, já que ele está aumentando anualmente e pode causar problemas de inadimplência e preocupação com taxas de juros."


Medo da crise

José Maria lembra que o mundo vive um receio de uma possível crise, por isso, os esclarecimentos se tornam ainda mais importantes. "Além de falar sobre os problemas, procuramos mostrar quais os investimentos mais seguros, mais rentáveis e melhor para as faixas da população." O professor comemora ainda a qualidade do curso de Ciências Econômicas da Unioeste. "Temos professores qualificados, ou seja, mestres ou doutores, que estão conseguindo formar excelentes profissionais para a sociedade."
Fonte: Cacispar

Galeria de Fotos