A Unicafes Paraná entregou ontem ao prefeito Wilmar Reichembach (PSDB), de Francisco Beltrão, um ante-projeto de lei fomento ao cooperativismo e associativismo. O ato aconteceu na prefeitura. Compareceram à audiência o presidente nacional da Unicafes, Luiz Possamai, os vereadores Almir Calegari e Jocemar Madruga, ambos do PT, representantes das cooperativas Cresol, Coopafi, Siscoopafi, Sisclaf, Central Cresol Baser, Cenater, Cooperiguaçu, Coasul, Coohabtran, Coohabel e Cooperativa de Construtores.
Foram convidados dirigentes de outras cooperativas estabelecidas no município, embora não tenham mandado os seus representantes.
Luis Possamai destacou a importância do projeto para o município, ao lembrar que em 2012 “comemoramos o ano internacional das cooperativas e diante do número de cooperativas e cooperados do município de Francisco Beltrão e do potencial de criação de novos empreendimentos, é imprescindível que o poder público adote uma política de apoio ao cooperativismo e ao associativismo”.
Incentivos para entidades
Em linhas gerais, o ante-projeto prevê a concessão de incentivos às cooperativas, desde pesquisas até a possibilidade de criação de um departamento municipal que fomente e apoie estas instituições. “É uma lei bem abrangente, ela deixa aberto para que o prefeito receba recursos dos governos federal e estadual e possa repassar para as cooperativas”, informou.
Outra hipótese é de isentar as cooperativas de impostos. Luiz afirma que “as cooperativas hoje pagam mais impostos que as empresas”.
Pioneirismo no País
O presidente da Unicafes adiantou que o primeiro objetivo é fazer com que a lei seja aprovada no município, tornando-o pioneiro na criação de uma lei de apoio ao cooperativismo devido ao grande número de instituições existentes aqui. Luiz acrescentou que “nos comprometemos com o prefeito a ver com o deputado Assis (PT) para transformar Francisco Beltrão como capital nacional do cooperativismo de economia solidária”.
O líder cooperativista gostou da ideia. Na noite de ontem, em Pitanga, Possamai iria conversar com Assis do Couto sobre esta proposta. A capital nacional do cooperativismo é Nova Petrópolis (RS), onde há mais de 100 anos foi criada a primeira instituição do gênero no País.
Fonte: Jornal de Beltrão