Crédito

quinta, 02 de junho de 2011

Perspectiva de Crédito ao Consumidor Apresenta Leva Alta

Após dez meses de quedas consecutivas, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor apresentou um leve crescimento, de 0,3%, em abril, atingindo o patamar de 99,6. De acordo com o indicador, o resultado revela um provável encerramento do processo de dasaceleração de crédito ao consumidor no próximo trimestre.

Os efeitos das medidas macroprudenciais, da elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), da elevação dos níveis de inadimplência e da atual trajetória de aumento da taxa básica de juros (taxa Selic) continuarão moderando o ritmo de expansão do crédito ao consumidor durante os próximos meses, completando o seu ciclo de desaceleração, salientam os economistas do instituto.

Já o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,6% em abril de 2011, a sétima queda mensal consecutiva deste indicador, atingindo o valor de 99,6.

Este resultado sinaliza que a atual trajetória de desaceleração do crédito ao consumidor deve provocar um desaquecimento mais visível da atividade econômica, especialmente durante o segundo semestre deste ano, e também exercerá pressões sobre o crédito voltado à atividade produtiva. Com efeito, num cenário de crescimento menos acelerado da economia brasileira, a demanda das empresas por capital de giro também tende a crescer mais lentamente.
Fonte: Cacispar

Galeria de Fotos