Jovens a partir de 16 anos já podem se inscrever para o curso Programador do Futuro, lançado nesta terça-feira pelo Núcleo Beltronense de Tecnologia da Informação (Nubetec) durante a reunião semanal da Associação Empresarial (Acefb). Este é o segundo ano consecutivo que o Núcleo realiza o curso, ofertado gratuitamente, com o apoio da Unipar e do Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho.
De acordo com o coordenador do Nubetec, Marcelo de Campos, o curso terá 250 horas e possibilitará que o aluno adquira conhecimentos básicos de programação, como linguagem e desenvolvimento. “Os alunos também aprenderão a trabalhar em equipe, terão aulas sobre ética empresarial e comportamento profissional”, afirma. As aulas iniciam em setembro e terminam em novembro; serão realizadas na parte da tarde, na Unipar.
No ano passado, o Programador do Futuro formou 46 jovens, muitos destes já empregados e trabalhando na área ou cursando o ensino superior. Para este ano, a intenção é formar duas turmas e aumentar em no mínimo 30% o número de pessoas qualificadas. No lançamento do curso, integrantes do Nubetec ressaltaram a carência de mão de obra no setor de TI, que no Brasil chega a 215 mil profissionais.
As inscrições para o curso podem ser feitas até o dia 9 de setembro através do site do Nubetec (www.nubetec.com.br) e já no dia 12 será realizado o teste seletivo. O Programador do Futuro conta ainda com o apoio da Associação Empresarial (Acefb), Prefeitura Municipal, Núcleo de Tecnologia da Informação (APL/NTI) e da Unisep e UTFPR.
Importações afetam setor têxtil
Outro assunto debatido na reunião semanal da Acefb foi a grande quantidade de produtos chineses importados, principalmente no setor têxtil, pouco otimista com o atual cenário econômico. O diretor presidente e o diretor comercial das Confecções Raffer, Osmar Mazzeto e Claudemir Bordignon, disseram que é preciso diversificar o mix de produtos e primar pela qualidade para se manter no mercado, a exemplo da Raffer, que está entre as três principais confecções de roupa social masculina para moda no Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACEFB