DIRETORIA

quinta, 28 de fevereiro de 2019

NA CACISPAR, REUNIÃO MENSAL ELENCA ASSUNTOS QUE MOVIMENTAM A OPINIÃO PÚBLICA

Bom público participou da reunião de segunda-feira, 25.

 

A 2ª reunião ordinária em 2019 da Cacispar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná, realizada segunda-feira, 25 de fevereiro, foi bem prestigiada pelos representantes de ACE’s da região. Na abertura, prestação de contas da Cacispar (2017 a 2018), apresentada por Roni Grassi, do Escritório Muralha, e acompanhada pelo empresário Jair dos Santos, presidente da entidade - gestão 2016 a 2018. Na sequência, um dos momentos mais democráticos da reunião é a pauta “Assuntos Diversos”, onde todos são convidados a falarem sobre as ações que estão sendo desempenhadas em seus municípios.

Carlos Manfroi, presidente da Cacispar, sugeriu aos participantes uma viagem técnica ao World Chambers Congress (Congresso Mundial de Câmaras) no Rio de Janeiro, dias 12, 13 e 14 de junho. O evento reúne líderes de câmaras, chefes de negócios e figuras-chave do governo federal. Mais informações em www.cacispar.org.br. Também acontece o 3º Fórum de Gestão Pública em Curitiba, dia 27 de junho, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). Está sendo trabalhado para este evento a participação de governadores dos três estados do Sul do Brasil.

Neodimar Moterle, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapejara D’Oeste (Acei), reforçou o convite para a 11ª edição da Expoita, de 7 a 10 de março. Entre as atrações, rodeio country e show com Os Federais e Rick & Renner. A entrada será gratuita.

 

Turismo em Capanema

Luis Fernando Luersen, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema (Acec) e vice-presidente para Assuntos de Empreendedorismo da Cacispar, destacou que Capanema possui 8 opções de passeio – trilhas ecológicas e cachoeiras. “Quem gosta de aventura, tem boas opções de lazer na Ilha do Sol, e pelo Rio Silva Jardim. Vale a pena prestigiar”.

Um passeio experimental está no planejamento da empresa Macuco Eco Aventura, que administra o turismo em Capanema. Conforme Luis Fernando, um barco sairá do Porto Lupion, em Capanema, sentido Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. “Lá serão feitos passeios, almoço e retorno para Capanema, é um passeio de um dia de duração”.

 

Movimento pró Estrada-Parque Caminho do Colono ganha força

Fechada desde 2001, a Estrada-Parque Caminho do Colono, trecho que liga Capanema a Serranópolis do Iguaçu, foi comentada na reunião de segunda, na Cacispar. “Iniciou-se há alguns meses um movimento social em Capanema, em parceria com Serranópolis, pela reabertura da estrada. Estamos vendo com bons olhos, o projeto, que estava arquivado, voltou a tramitar no Senado”, comenta Luis Fernando. Manfroi destaca que “a Cacispar estará apoiando o movimento”.

Outro assunto em pauta foi o Cacispar Mulher. Rosane Spigosso, presidente do conselho, explanou para os dirigentes de ACEs sobre a importância do fortalecimento e criação de novos núcleos da mulher, bem como a formação de novas lideranças.

 

Reunião na capital federal

No dia 13 de fevereiro, Manfroi participou da posse da nova diretoria da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Um dos alertas da Conaje, segundo o presidente da Cacispar, está relacionado à prevenção do suicídio de jovens empresários. “Esse assunto me chamou muito a atenção”. Na capital do Brasil, Manfroi conheceu projetos de outras coordenadorias existentes no País.

Carlos Manfroi, presidente da Cacispar.

 

Agenda unificada

A 3ª reunião mensal da Cacispar vai ocorrer no dia 28 de março, quinta-feira, em Barracão. Lá, participarão membros da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), onde serão debatidos assuntos fronteiriços, em conjunto com a equipe da Facisc. Contudo, a agenda ainda será preparada pela equipe executiva da Cacispar.

 

A respeito do documento intitulado “Movimento Pró-modernização das rodovias Corredor Sudoeste (PRC-280) – fase dois”, protocolado quarta-feira, 20 de fevereiro, na secretaria da Casa Civil, em Curitiba, por representantes de associações empresariais do Sudoeste, Manfroi afirma que o trabalho não para por aí. “As eleições já foram e agora nós cobramos o que será feito [nas rodovias do Sudoeste], como será feito e quando vão iniciar os trabalhos”.

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), sugeriu a continuidade de ações conforme o que trata o documento proposto pelas entidades representativas do Sudoeste.

 

Fomento Paraná

Uma comitiva de representantes de ACEs do Sudoeste esteve há alguns dias em Curitiba e conheceu as linhas de crédito da Fomento Paraná . “É uma boa oportunidade de financiamento, com juros acessíveis”, comenta Carlos Manfroi.

Por fim, Manfroi destacou o 1º Workshop de Produtos e Serviços para ACE’s, agendado para o dia 15 de março, em Francisco Beltrão. E a consultora Cristiane de Almeida Lara apresentou a revisão do Planejamento Estratégico da Cacispar – gestão 2019 a 2020.

Fonte: Da assessoria/Cacispar

Galeria de Fotos